Receita de salmão marinado, abacate, molho de soja e mel

O chef algarvio Luís Brito, que está à frente do restaurante A Ver Tavira (1 estrela Michelin) partilha a sua receita de salmão marinado, abacate, molho de soja e mel. Para os leitores do DN fazerem em casa.
Publicado a: 
Atualizado a: 

Ingredientes (4 pessoas)

720 g de salmão limpo

Confeção do salmão

Escamar o salmão, retirar os lombos, extrair a espinha abdominal e marinar em sal e açúcar (50% sal 50% de açúcar, fazendo uma cama onde colocar o salmão com a pele para baixo, cobrir a parte da polpa do salão com a restante mistura, deixar nesta marinada por 2 horas, passado este tempo, retirar o salmão, passar por água corrente, secar com papel absorvente ou um pano limpo.

Cortar o salmão em pequenas tranches, passar por sementes de sésamo previamente torradas.

No caso de gostar do salmão mais cozinhado, pode grelhar ou corar em azeite.

Ingredientes para o abacate:

200 gramas de abacate bem maduro.

25 ml de azeite extra virgem

2 gramas de flor de sal

5 ml de sumo de limão.

Confeção do abacate:

Corte os abacates ao meio, separe as metades e retire-lhes o caroço com a ajuda de uma colher, juntar o limão para que este não oxide.

Mixar a polpa na bimby ou com a ajuda de um garfo, juntar o azeite e o sal.

Ingredientes do molho de soja e mel

100 gramas molho soja
Zest de 1 lima
Sumo de 1 lima
10 gramas de gengibre
50 gramas de mel

Modo de confeção do molho de soja e mel
Lavar o gengibre, cortar em bocados pequenos, juntar todos os ingredientes e triturar na bimby ou varinha mágica, até que fique bem mixado, passar por passador fino ou passador de rede.

Ingredientes do puré de nabo

200 gramas de nabo

200 ml de água engarrafada

2 gramas de sal natural

Confeção do puré de nabo

Retirar a casca ao nabo, cortar em pequenos bocados, colocar num tacho juntamente com a água o sal o azeite e levar a cozinhar por 15 minutos, passado este tempo, retirar do lume, escorrer a água e mixar na bimby até obter um puré homogéneo e brilhante.

A acompanhar

O chef recomenda o vinho Quinta de Pancas Reserva Chardonnay 2018.

O chef

Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), Luís Brito ingressou na Escola de Hotelaria de Faro em 1989. Iniciou a sua carreira profissional como cozinheiro em diversos restaurantes e hotéis do Algarve, até assumir a função de subchef executivo do Hotel Alfamar. Liderou as cozinhas de grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic, e foi chef executivo do Hotel Nempanzu, em Angola. Lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Brasil, em São Paulo. Hoje lidera o seu próprio projeto, o restaurante A Ver Tavira, que em 2021 ganhou a sua primeira estrela Michelin.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt