Receita de lírio dos Açores marinado com picles de tubérculos
Ingredientes
120 g filete de Lírio dos Açores
80 ml de sumo de limão galego
20 ml de leite de coco
4 g de malagueta
5 g de coentros
5 g de batata-doce
50 g de mini beterrabas picles
15 g de cebola roxa
3 g de gengibre
Azeite q.b
Sal q.b
Ingredientes dos picles
350 ml de vinagre de arroz
20 g de açúcar mascavado
10 g de sal
5 g de alga Kombu
Confeção dos picles
Aquecer todos os ingredientes numa panela, até o açúcar e sal estarem dissolvidos, deixar esfriar com a alga Kombu. Laminar os mini tubérculos, beterrabas, cenoura, rabanete. Depois juntar o preparado frio aos tubérculos e deixar repousar e estará pronto a servir.
Confeção do Lírio:
Num liquidificador adicionar sumo de limão galego, cebola roxa, gengibre, coentros, malagueta, adicionar duas pedras de gelo, e bater bem tudo, passar tudo por um coador e finalizar com um fio de azeite e sal a gosto. Reserve no frio.
Cortar a batata-doce finamente e fritar a 140 °, por alguns minutos até ficar dourada e reserve.
Laminar o filé de Lírio em fatias finas e marinar com o preparado, num prato fundo adicionar o Lírio laminado e o preparado e finalizar com picles de tubérculos e a batata-doce crocante e servir.
Maycon Melo aconselha o vinho Serra Mãe Sauvignon Blanc 2021 para harmonizar com a sua receita de lírio
A viver nos Açores há 11 anos, Maycon Melo é natural do Brasil, da região do Pantanal. Formado em Biologia Marinha, enveredou pela área da gastronomia, especial enfoque no sushi, por influência de um amigo. Nos Açores, em 2020, criou o projeto "Chef"s em casa", em conjunto com a micaelense Angelina Pedra, que proporciona aos clientes a oportunidade de ter dois chefs de cozinha na sua residência a preparar menus exclusivos e de culturas diferentes, com aposta nos produtos açorianos. Está, atualmente, à frente da cozinha no restaurante Mirante Rooftop Bar - Senhora da Rosa, em Ponta Delgada.