A sugestão do chef Fábio Alves: cachaço de porco com puré de cherovias
Ingredientes
. 500g de cachaço de Porco Ibérico
Marinada
. 30g de cebola
. 30g de alho
. 10g de alecrim
. 10g de tomilho
. 5g de salsa
. 5g de pimentão-doce
. 50g de azeite
. 200g de vinho branco
. 2 folhas de louro
. Q. B de sal e pimenta
Preparação
Retirar as gorduras em excesso do cachaço e colocá-lo na marinada previamente triturada aproximadamente 24 horas. Em seguida, selar o cachaço num tacho com o fio de azeite, deixar alourar muito bem de todos os lados, adicionar a marinada e deixar cozinhar em lume brando aproximadamente 3 horas. Por fim, levar ao forno a 200 graus aproximadamente 5 minutos até ganhar crosta.
Molho do cachaço
Ingredientes
. 200 ml do caldo da confeção do cachaço
. 100 ml de Vinho do Porto
Preparação
Num tacho, colocar o vinho do Porto e retirar o teor de álcool. Adicionar o caldo do porco e deixar reduzir até ficar um molho encorpado.
Puré de cherovias
Ingredientes
. 500g de cherovias
. 70g de cebola roxa
. 20g de alho
. 5g de alecrim
. 5g de tomilho
. 100g de nata
. 100g de água
. Q. B de sal, azeite e pimenta
Preparação
Descascar as cherovias e cortá-las finas. Colocar num tabuleiro, com um fio de azeite, os aromáticos, a cebola e a água. Tapar com papel de prata e levar ao forno a 160 graus aproximadamente uma hora e meia. Entretanto, levar a nata ao lume juntamente com o alho, deixar reduzir 30%, e reservar. Quando as cherovias estiverem cozinhadas, retirar os aromáticos, triturar com os restantes ingredientes, e ir adicionando a nata reduzida.
Mini cebolas
Ingredientes
. 150g de mini cebolas
. 1 cálice de brandy
. Q. B de azeite
Preparação
Cozinhar as cebolas em água a ferver 2 a 3 minutos, esfriá-las e cortar a meio. De seguida, colocar um fio de azeite numa frigideira, marcar as cebolas e, por fim, flamejar com o brandy.
Cogumelos
Ingredientes
. 150g de cogumelos a gosto
. 5g de alho
. 3g de alecrim
. Q. B de azeite sal e pimenta
Preparação
Colocar um fio de azeite numa frigideira juntamente com o alecrim e o alho, deixar ganhar temperatura e adicionar os cogumelos.
A acompanhar
O chef Fábio Alves aconselha o vinho Outrora tinto 2018 100%baga.
O chef
Fábio Alves é chef executivo do Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa. Nascido em 1987 na aldeia de Vales, município de Valpaços, em Trás-os-Montes, trouxe consigo as mais importantes inspirações para a sua cozinha. Aos 16 anos escolheu o seu percurso, decidindo entrar no curso de cozinha na escola profissional de Chaves.A sua família sempre teve negócios ligados à restauração, e desde cedo começou a ter contacto com a cozinha. É também na família que hoje encontra novas inspirações para os seus pratos. A sua mulher, de origem ucraniana, deu-lhe a conhecer as técnicas de fermentação do Leste da Europa, o que acabou por estudar e introduzir nas suas criações. Preocupa-o a moda que existe em volta da sua profissão e teme que as futuras gerações percam a noção do que é ser cozinheiro. "O chef tem que ser um cozinheiro. A cozinha para o chef tem que ser uma prática".