Quinteto de James Carter abre Festival de Jazz do Estoril 2009

Edição deste ano do certame dedicado à música jazz realiza-se pela primeira vez num auditório fechado, o do Centro de Congressos do Estoril
Publicado a
Atualizado a

James Carter em formação de quinteto abre na sexta-feira o Estoril Jazz Festival que pela primeira vez, em 27 anos, acontecerá num auditório fechado, o do Centro de Congressos do Estoril.

Além do saxofonista James Carter, o cartaz do festival que decorre de sexta-feira até 5 de Julho, inclui nomes como Chick Corea, Roseanna Vitro e Kenny Werner ou Christian McBride.

Actua no Estoril Jazz Festival, pela primeira vez em Portugal, o septeto Mingus Dinasty, herdeiro da Mingus Big Band, que várias vezes tocou em festivais nacionais.

Roseanna Vitro actua pela primeira vez no continente, sendo que há oito anos deu um concerto no Festival de Jazz de Angra do Heroísmo.

O crítico de jazz António Rubio salientou à Lusa a "excelência do cartaz deste ano" que considerou "de nível mundial". E explicou: "Tudo isto é formidável, poderoso e com nomes impressionantes, todos do jazz clássico, sem ir para outras áreas como o free jazz ou outras experiências.".

Rubiu referiu ainda: "Em relação ao início do festival não podia ser melhor, é um óptimo começo. O James Carter a tocar o seu saxofone barítono ou tenor é, neste momento, apesar de jovem, um dos grandes músicos da cena jazz e é um inovador que tem uma linguagem facilmente reconhecível."

O concerto de Roseanna Vitro com Kenny Werner, no próximo sábado à noite, é para Rubio um dos pontos altos do certame e que aguarda com maior expectativa.

O pianista Chick Corea actua no próximo domingo, em dois recitais a solo, às 19.00 e 21.30. Este é um regresso de Corea a Portugal, depois de ter actuado no Centro Cultural de Belém em Outubro de 2007.

Entre os dois recitais será apresentado o livro Jazz em Cascais - uma história de 80 anos, de João Moreira dos Santos. O livro tem prefácio de Charles Lloyd e posfácio do maestro Jorge Costa Pinto.

O festival encerra no dia 5 de Julho com o concerto do Christian McBride Quinteto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt