A diferença de opiniões é quase clássica quando se fala de trânsito em Lisboa: se o Automóvel Club de Portugal (ACP) critica o projeto de remodelação da 2.ª Circular por, nos termos atuais, poder vir a "prejudicar severamente a mobilidade e a segurança das pessoas", a Quercus aplaude a iniciativa da câmara municipal (CML) por, devido aos seus benefícios ambientais, poder vir a "melhorar muito" a qualidade de vida de quem reside nas imediações da via que percorre a cidade de nascente a poente. E propõe, até, que a autarquia vá mais longe e aproveite a proposta para, pelo menos em alguns troços, instalar uma ciclovia e, simultaneamente, facilitar a circulação de carros elétricos, híbridos e a gás..Estas associações são apenas duas das centenas de entidades autoras das participações que o município recebeu durante o período de consulta pública do projeto, que decorreu entre 23 de dezembro e as 23.59 de ontem. Até 15 deste mês, a data inicialmente anunciada para a sua conclusão, tinham já sido rececionadas cerca de 250 opiniões, um quinto das quais sobre o separador central arborizado com 3,5 metros que a autarquia pretende, para já, instalar na 2.ª Circular..As restantes pronúncias, adiantou na segunda-feira o vereador do Urbanismo, mostravam a preocupação relativamente a um eventual maior congestionamento do trânsito (14%), contestavam a redução da velocidade máxima permitida de 80 km/h para 60 km/h (13%) e do número de vias (10%) - esta última já negada pelo executivo - e pediam a construção de pistas cicláveis (8%). Manuel Salgado (PS) revelou então que havia até uma a solicitar a instalação de um metro de superfície no seu eixo central..Ao todo, são três os objetivos que a CML pretende atingir com esta intervenção: aumentar a segurança rodoviária, melhorar a fluidez do tráfego e incrementar a sustentabilidade ambiental da via rápida percorrida diariamente, em média, por 105 mil veículos. É precisamente a última componente que leva a Quercus a considerar que, "na generalidade", a intervenção é "positiva"..Para Paulo do Carmo, dirigente da associação ambientalista, as alterações propostas "vão melhorar muito" a qualidade de vida dos habitantes nas imediações da via. Em causa, está, nomeadamente, a repavimentação da 2.ª Circular em toda a sua extensão com um revestimento que permitirá diminuir o ruído provocado pela circulação dos carros e a plantação de árvores, uma questão que, reconhece ao DN, tem sido "muito polémica"..Embora admita que o município deve acautelar um eventual risco para aviação na proximidade do aeroporto - que a CML já negou existir -, o responsável frisa que a sua existência tem "um efeito minimizador" quer na poluição do ar, uma vez que absorve determinadas partículas nocivas, quer no elevado nível de ruído, por criar uma barreira..A Quercus quer, ainda assim, ir mais longe, recomendando à autarquia, no parecer entregue ontem, que seja ponderada a instalação de uma ciclovia em pelo menos alguns troços da estrada e que aproveite a marcação da via da direita para entradas e saídas para facilitar a circulação de veículos elétricos, híbridos e a gás, considerados mais sustentáveis..Orçado em 12 milhões de euros (com IVA), o projeto, que poderá ser alterado, deverá começar a sair do papel em junho. Quem quiser poderá ainda dar a sua opinião no debate sobre o tema que a assembleia municipal organiza segunda-feira no Hotel Roma. É às 18.00.