Que fazem de diferente as equipas de elevado desempenho?
Colaboradores que se sentem psicologicamente realizados, tendem a ser mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos. Não obstante da importância da sua autonomia e competência, a afinidade ou o desejo de se sentir ligado aos outros, sempre foi a variável mais difícil de cultivar pelas organizações. Uma coisa é atrair colaboradores talentosos, outra é fazer com que eles gostem uns dos outros. Neste artigo identificamos cinco características determinantes que diferenciam as equipas de elevado desempenho das demais, todas elas realçando o papel vital da ligação estreita entre colegas como motor do desempenho da equipa.
1. A tradicional utilização do e-mail como meio de comunicação entre colaboradores desenvolve uma percepção mais fria e cínica das suas interações, tornando os colaboradores mais defensivos e distantes. As equipas de elevado desempenho combatem esta tendência comunicando com mais frequência (em geral) e através do telefone. A maioria das pessoas tem uma percepção errada ao julgar as chamadas telefónicas como incómodas e desconfortáveis; não só as chamadas telefónicas não são mais incómodas, como tendem a reforçar as relações e a evitar mal-entendidos, contribuindo para interações mais profícuas entre colegas de equipa.
2. As equipas de elevado desempenho evitam as armadilhas comuns de reuniões mal geridas, desenvolvendo estratégias que promovem encontros mais produtivos. Equipas de elevado desempenho exigem trabalho prévio aos participantes, introduzem uma ordem de trabalhos e iniciam com uma atualização do progresso do trabalho de cada colaborador. Ao garantir que o tempo passado em conjunto é eficiente e colaborativo, as equipas de elevado desempenho não só aproveitam melhor as suas reuniões, como também preparam o terreno para interações mais frutuosas, contribuindo para melhores relações.
3. É nas conversas pessoais que os colaboradores identificam interesses partilhados, promovendo relações mais autênticas. As equipas de elevado desempenho passam mais tempo no escritório a discutir assuntos não profissionais com os seus colegas (desporto, livros, família, etc.) ou encontrar-se entre si para tomar café. As melhores equipas não são mais eficazes porque trabalham a toda a hora. Pelo contrário: são melhores porque investem tempo em estabelecer ligações genuínas, o que resulta em amizades mais próximas e num melhor trabalho de equipa.
4. O reconhecimento é uma força motivadora mais poderosa do que os incentivos financeiros. O sentimento de valorização, apreço e respeito daqueles cujas opiniões os colaboradores valorizam, contribui para uma elevação do seu desempenho no trabalho. Os membros de equipas de elevado desempenho dão e recebem elogios sobre o seu trabalho com mais frequência, tanto de colegas como de chefias. Isto sugere que o apreço não é algo que vem de cima para baixo, sendo sim uma norma cultural que pode ser observada nas interações entre pares.
5. Membros das equipas de elevado desempenho são mais propensos a expressar emoções positivas e negativas com os seus colegas no trabalho. Por um lado, são mais propensos a elogiar, brincar e provocar os seus colegas de equipa, e por outro, têm uma maior tendência para praguejarem, queixarem-se e expressarem sarcasmo com eles. A elevação do desempenho ocorre nestas circunstâncias porque a exteriorização das emoções liberta recursos cognitivos valiosos, deixando mais disponibilidade mental para fazer o trabalho.
Desenvolver equipas de elevado desempenho exige mais do que simplesmente contratar as pessoas certas e equipá-las com as ferramentas adequados. É necessário criar oportunidades para o desenvolvimento de relações genuínas e autênticas entre colaboradores.
Gestor e Docente universitário.