Quatro mil a pedalar
Portalegre acolhe hoje duas provas de BTT de lazer, nas distâncias de 107 e 54 km, respectivamente. A iniciativa, da responsabilidade do clube local Ases do Pedal, vai contar com 4716 participantes.
Segundo os dados da organização da 6.ª edição do Portalegre BTT Selenis/Sportzone, a maratona de 100 km tem 2934 inscritos e a de 54 km conta com a participação de 1782 ciclistas.
"Este ano o percurso é o mais bonito e também o mais duro [das últimas edições]", assegura Manuel Vilela, dos Ases do Pedal.
O responsável considera que o sucesso desta competição, que tem como principal objectivo a "diversão e o gosto pela aventura", está relacionada com a forma como os participantes são recebidos na cidade e pela logística que a prova imprime.
"Este ano vamos ter no terreno mais de 300 pessoas do clube no apoio aos atletas. É uma grande logística em redor desta prova", sublinha.
"O apoio à prova está ainda assegurado por 20 ambulâncias, um helicóptero, 70 bombeiros e ainda por vários elementos da Cruz Vermelha", acrescenta, enquanto refere ao DN que este ano a prova conta com uma grande adesão de ciclistas espanhóis.
A 6.ª edição do Portalegre BTT Selenis/Sportzone tem como principal particularidade os números que envolve. Este ano a organização deve distribuir aos participantes 6500 sandes, dois mil quilos de laranja, banana e maçã, 40 mil bolos, 9400 chocolates e ainda 40 mil garrafas de água. Os Ases do Pedal esperam ainda servir cinco mil refeições em restaurante.
Outra das curiosidades da edição deste ano é a participação de um ciclista com 74 anos, tornando-se assim o participante mais idoso da competição.
O maior evento nacional ligado ao mundo das bicicletas tem o apoio da autarquia local, que pretende, em colaboração com os Ases do Pedal, articular esforços para que na edição de 2008 o número de participantes seja "ainda maior", revelou ao DN fonte da Câmara de Portalegre. |