Quaresma convocado tem porta aberta do Mundial

Publicado a
Atualizado a

Ricardo Quaresma regressa, na segunda-feira, à selecção nacional A, dia em que a equipa inicia a preparação para o desafio de carácter particular com a Arábia Saudita, no dia 1, no LTU Arena, em Düsseldorf (Alemanha). Este será o último encontro de Portugal antes de ser conhecida a lista definitiva de jogadores que vão estar presentes no Mundial de 2006, dia 15 de Maio.

O extremo do FC Porto não fazia parte das escolhas do seleccionador Luiz Felipe Scolari há seis meses e esta chamada será, provavelmente, um sinal do treinador brasileiro de que contará com o atleta para o Mundial de 2006, que se realiza na Alemanha entre 9 de Junho e 9 de Julho.

Além de Quaresma, Scolari voltou a integrar nos convocados (ver caixa nesta página) o guarda-redes do Benfica Quim, o defesa Nuno Valente (Everton), os médios Deco (Barcelona) e Maniche (Chelsea) e o extremo do Inter de Milão Luís Figo.

A reintegração do jogador portista - que capitaneou a selecção de sub-21 durante a qualificação para o Europeu da categoria, que decorrerá em Portugal entre 23 de Maio e 4 de Junho - nos trabalhos da formação A indica que uma das poucas dúvidas que Scolari diz ter em relação ao lote de atletas a levar para a Alemanha poderá estar desfeita.

Até porque o técnico dos sub-21, Agostinho Oliveira, convocou o benfiquista Nélson, que pode cumprir as tarefas habitualmente atribuídas ao portista (ver texto em baixo).

"Chamei o Quaresma porque tem jogado razoavelmente bem", explicou Luiz Felipe Scolari, acrescentando: "É [Quaresma] mais uma hipótese para a lista final."

Conversa com Costinha

Além da presença de Quaresma, outra das chamadas de Scolari a merecer destaque, pela situação envolvente, é a de Costinha. O futebolista do Dínamo de Moscovo está em litígio com o treinador Iuri Siomin, que o afastou da equipa principal, relegando-o para a equipa B do clube moscovita. O que o impede, quando o campeonato russo se iniciar, de jogar com regularidade.

"Já conversei com ele uma ou duas vezes. Mas tenho poucas informações", adiantou Scolari. O seleccionador reconheceu, todavia, que esta é uma questão que tem de ser esclarecida e, por isso, sublinhou que vai aproveitar os três dias de estágio para "falar com ele sobre o futuro".

Lista quase definida

Mais certezas tem o técnico sobre a lista de futebolistas que entregará a 15 de Maio na FIFA - o último dia para as federações indicarem quais os jogadores que vão inscrever para o Mundial. "Tenho 80 a 90% dos convocados", frisou. Para acrescentar que não devem existir surpresas nesse conjunto. "Não fecho as portas a ninguém. Mas para isso acontecer [uma convocatória inesperada] esse jogador terá de fazer uma diferença muito grande", disse.

Scolari mantém em aberto a lista final de convocados para o Campeonato do Mundo porque "os campeonatos nacionais ainda não acabaram e, como são longos, algum atleta pode sofrer problemas físicos inesperados".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt