Quaresma capitão dos Sub-21 no Europeu

Publicado a
Atualizado a

Agostinho Oliveira confirmou, ontem, a presença de Ricardo Quaresma na lista de 22 convocados para o Europeu de Sub-21, que se realiza em Portugal de 23 de Maio a 4 de Junho. O extremo do FC Porto, que vai manter-se como capitão da equipa, conforme confirmou ao DN o treinador nacional, falha, assim, o Mundial 2006. Destaque ainda para a presença de alguns "mundialistas", como João Moutinho, do Sporting, e Manuel Fernandes, do Benfica, e Hugo Almeida, do FC Porto.

O seleccionador nacional não quis alimentar polémicas à volta da chamada do portista, mas explicou que "o espaço do Ricardo é nos Sub--21. Toda a qualidade que nos tem mostrado, leva-nos a considerar que ele é uma mais-valia para a nossa equipa. Tem muita criatividade e é um grande jogador de equipa e isso é importante para nós".

A convocatória de Quaresma já tinha sido antecipada por Pinto da Costa, presidente do FC Porto, que teceu duras críticas a Luiz Felipe Scolari, pelo facto de o extremo dos dragões não ser opção para o Mundial. O líder portista questionou ainda o timing da revelação: "Não podiam esperar por segunda-feira? Acho absurda esta convocação, até pelo timing, pois amanhã [hoje] jogamos a final da Taça de Portugal, mas o Quaresma tem personalidade e vai demonstrá-la no Estádio de Oeiras."

O presidente portista aproveitou ainda para elogiar "o chefe Agostinho Oliveira", a quem pediu "que não obedeça à lei da rolha". Mas o treinador nacional fez questão de dizer que não se sente "amordaçado", apesar de Scolari e Gilberto Madaíl lhe terem mandado "recados".

A lista de eleitos prima pela polivalência e experiência, onde se destaca um meio- campo de luxo, com Raul Meireles (sub-capitão), João Moutinho, Manuel Fernandes e Nani. A meia-surpresa da convocatória é a presença de Lourenço, já que não participou na fase de apuramento, enquanto Rolando vai estrear-se com a camisola das quinas. De fora ficaram João Pereira, Paulo Sérgio, Danny, Miguel Garcia, entre outros.

A selecção nacional de Sub-21 concentra-se amanhã na Falperra, para preparar o Euro 2006, que terá início dia 23 de Maio, com o Portugal-França, no Estádio do Bessa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt