"Quando uma mulher usa Gonçalo Peixoto quero que se sinta feliz, contente, sexy, com liberdade"

Gonçalo Peixoto tem 25 anos e assume "uma paixão ardente" pela moda. O designer português considera-se "um filho das redes sociais" e esteve à conversa com o DN, após o desfile de encerramento da 59ª edição da Moda Lisboa. Descubra quem é o estilista dentro e fora das <em>passerelles</em>.
Publicado a
Atualizado a

Já conseguiu atingir todos os objetivos no mundo da moda?

Não. Eu sou uma pessoa muito insatisfeita na vida em geral. Acho que ainda há muita coisa para fazer, ainda há muitos campos e flores para calcar.

O que significa o mote desta coleção para si?

Sometimes I Just Wanna Kiss Girls, é o mote das minhas coleções há muitos anos. Quando uma mulher usa Gonçalo Peixoto quero que se sinta feliz, contente, sexy, com liberdade. No meu dia a dia tento batalhar que as mulheres se sintam confortáveis, que se sintam poderosas e este Sometimes I Just Wanna Kiss Girls é esta validação de que não precisam de mais ninguém, é uma validação de 'ok, eu sou suficiente enquanto mulher, sou livre'. Mais do que um tema, mais do que um quadro, mais do que uma história, mais que uma música, é um state of mind, um modo de estar na vida. Isto veio trazer-me tudo: a minha infância, todas as minhas recordações, todas as minhas vivências, todas as minhas coleções passadas, a minha mãe, as minhas avós, a minha família, as minhas amigas, as influencers... Esta coleção é Gonçalo Peixoto, ponto. E é isto que eu queria que fosse mesmo.

Se tivesse de fazer uma coleção apenas com uma cor qual seria?

Uma cor feminina sexy, cool, divertida, empowerment... cor de rosa.

O que quis transmitir com este desfile?

Queria que fosse um show e queria colocar-vos a todos naquilo que é o meu dia a dia. Queria trazer-vos um bocadinho para mim. Sou uma pessoa que adora flores. Vou a casa dos meus pais todos os dias e isto traz-me muita sanidade. Mas é isto, as festas da aldeia quando se fazem os tapetes. Eu quis que o desfile tivesse este cheiro em que ao entrar na sala (inspira) e percebe-se logo o que seria a coleção. Acho que é muito especial e forte. Através do cheiro (a flores) e através da imagem, do visual, das flores, os looks, tudo isto traz um lado muito romântico à coisa e eu gosto muito que a marca tenha um lado de amor.

Quais são as tendências para 2023?

Transparências, muita pele à mostra como sempre, tecidos muito coloridos, muita lantejoula, muitas penas e muitas rendas.

Quem é o Gonçalo Peixoto fora da passerelle?

O Gonçalo Peixoto fora da passerelle é um amigo muito divertido, uma pessoa com muito carisma, muito chato às vezes. Este lado eu não passo tanto nas minhas redes sociais, mas os meus amigos estão sempre a dizer "devias mostrar mais este lado porque és realmente engraçado, és uma pessoa muito divertida, muito engraçada, muito carismática sempre a dizer palhaçadas". Eu acho que o Gonçalo é isto, mas é este lado que eu guardo para mim, este lado que eu sinto que é dos meus, que tenho de me proteger um bocadinho porque fazer uma coleção com 30/40 coordenados todas as semanas deixa-te um bocadinho despido e então este é outro meu lado o lado que me veste e que eu tenho para os meus.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt