Putin e Trump prevêm participar no Fórum do Leste Asiático

O Presidente russo, Vladimir Putin, irá participar no Fórum do Leste Asiático, que decorre em Singapura de 11 a 15 de novembro, onde deverá encontrar-se com o homólogo norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje o Kremlim.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o conselheiro de Vladimir Putin para os Assuntos Internacionais, Yuri Ushakov, em declarações ao jornal Izvestia, citado pela agência EFE, o Presidente russo tem prevista a viagem a Singapura no âmbito do Fórum do Leste Asiático.

Entretanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou a possibilidade de a reunião internacional poder ser aproveitada para a realização de um novo encontro entre Putin e Donald Trump.

Segundo a Casa Branca, Trump também tem previsto participar no Fórum do Leste Asiático.

Em julho, durante uma reunião em Helsínquia, o Presidente russo e o Presidente norte-americano acordaram manter os contactos "úteis" entre os dois.

"Alguns dias depois [da reunião em Helsínquia], a parte norte-americana propôs organizar a próxima cimeira em Washington no final deste ano", declarou na altura Yuri Ushakov, detalhando que, o convite formal foi feito por John Bolton, conselheiro de segurança nacional de Donald Trump.

Donald Trump tinha anunciado alguns dias antes a intenção de realizar uma segunda cimeira com o chefe do Kremlin, devido àquilo que considerou ser um "êxito", numa referência à primeira reunião bilateral na capital finlandesa.

O Fórum do Leste Asiático inclui a Austrália, a China, a Coreia do Sul, os Estados Unidos, a Índia, o Japão, a Nova Zelândia e a Rússia, além dos dez países da Associação de Nações do Sudeste Asiático -- Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt