Pulga-d'água tem mais genes que o ser humano

Publicado a
Atualizado a

investigação A sequenciação do genoma da pulga-d'água (Daphnia pulex) mostra que este pequeno crustáceo tem o maior número de genes até agora contabilizado num animal, incluindo no ser humano. Um terço deste genes era desconhecidos, segundo uma investigação consi- derada extremamente importante para a ciência.

Esta dáfnia, apelidada de pulga-d'água devido às parecenças com este insecto, tem 31 mil genes. O homem tem apenas 23 mil, lembram os autores do estudo publicado esta semana na revista Science. Além de ter sido o primeiro crustáceo cujo genoma é sequenciado, a dáfnia tornou- -se também o animal que partilha o maior número de genes com o ser humano.

"Mais de um terço dos genes da dáfnia não foram identificados até agora em nenhum outro organismo, sendo totalmente novos para a ciência", sublinhou Don Gilbert, biólogo da Universidade de Indiana, co-autor deste estudo empreendido por uma equipa internacional.

A pulga-d'água mede apenas três milímetros (no caso da fêmea, sendo o macho mais pequeno) e está presente em praticamente todos os cursos de água do mundo. É utilizada como sentinela para vigiar a integridade dos ecossistemas aquáticos, sendo muito sensível a eventuais poluentes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt