PT e Brisa animam Bolsa
A Bolsa fechou ontem com ganhos de 0,49%, impulsionada, sobretudo, pela forte valorização das acções da Portugal Telecom e da Brisa. Os investidores estão a ser encorajados pela decisão da Fed e do BCE de manter as taxas de juro baixas, apesar de alguns sinais animadores de retoma da economia mundial.
As acções da PT deram um pulo de 1,77%, depois da participada brasileira Vivo ter apresentado resultados considerados "muito positivos" por todos os analistas - crescimento de 72,7% nos lucros dos primeiros nove meses do ano. A notícia de que o UBS elevou o preço-alvo da operadora de telefones portuguesa também contribuiu para a subida.
A Brisa fechou também com ganhos de 1,88%, acumulando valorização de 31% desde o início do ano. Em véspera do seu Investor Day, a concessionária de auto-estradas foi impulsionada pela análise positiva da AlphaValue, que reviu em alta o price target da empresa presidida por Vasco de Melo.
A banca deu também uma ajuda à Bolsa - o BPI recuperou 0,82%, o BES avançou 0,63% e o BCP subiu 0,21%. A única nota dissonante foi a quebra de 0,72% da Galp, pressionada pela descida do petróleo nos mercados mundiais.