PSP deteve 931 pessoas na "Festas Seguras"
A PSP deteve 931 pessoas por crimes diversos e registou 5444 acidentes, menos que em 2009, na operação "Festas Seguras", que decorreu entre 6 de Dezembro e domingo passado. Quanto à sinistralidade rodoviária, a PSP registou 5444 acidentes, nos quais morreram 15 pessoas, outras 59 ficaram feridas de forma grave e mais 1297 ficaram feridas de forma ligeira.
Em comparação com a operação do ano anterior, diminuiu o número de acidentes, feridos leves e feridos graves, havendo a registar o mesmo número de vítimas mortais. As 931 detenções estiveram relacionadas com condução sob o efeito do álcool, falta de carta de condução, tráfico de droga, posse de arma ilegal, situação irregular no País, mandados de detenção, furto/roubo, entre outras ocorrências. A polícia detectou também 11 414 infracções ao Código da Estrada, entre as quais 3853 por excesso de velocidade e 411 por condução com taxa de alcoolemia igual ou superior a 0,5 g/l e inferior a 1,2 g/l. Durante a operação policial foram também apreendidas dez armas de fogo, oito armas brancas, mais 11 armas proibidas e ainda 1211 quilos de explosivos e ainda 8129 doses individuais de droga. A PSP realizou ainda 1310 acções de fiscalização em zonas de diversão nocturna e 290 acções preventivas nas zonas comerciais e habitacionais e locais conotados com prática de crimes.
Um aparatoso acidente de viação provocou ontem a morte a um homem, condutor de um ligeiro que se despistou quando entrava na A28, em Viana do Castelo, disse ao DN fonte do destacamento de Trânsito da GNR. O acidente deu--se cerca das 15.45, numa altura em que a chuva se fazia sentir com intensidade na zona da Meadela. O ligeiro acabou por se despistar, embatendo contra um pesado que seguia naquela via rápida. Foram deslocados para o local duas ambulâncias, além de dois veículos de desencarceramento e mais de dez homens dos Bombeiros Municipais e Voluntários. No entanto, o condutor acabaria por morrer no local.