PSD fora da posse da nova direcção do OSCOT
As quatro figuras sociais-democratas de maior peso dos novos órgãos sociais do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) não compareceram à cerimónia do 5.º aniversário desta organização, na qual tomou posse a nova direcção, liderada por José Manuel Anes. Uma dessas personalidades, Jorge Bacelar Gouveia, anterior presidente do OSCOT, garantiu ao DN que nem sequer foi convidado. Os outros três ausentes importantes foram Ângelo Correia, Figueiredo Lopes, ambos ex-ministros da Administração Interna, e Fernando Negrão, ex-director da PJ e deputado do PSD.
Em contrapartida, o Ministério da Administração Interna (MAI) compareceu em peso, com o ministro, Rui Pereira (que foi um dos fundadores do OSCOT) e os dois secretários de Estado.
A presença dos dirigentes sociais--democratas tinha um significado muito especial porque com a demissão intempestiva de Bacelar Gouveia - que criticou a falta de isenção do OSCOT e acusou os seus dirigentes de o terem "empurrado" para a saída por ter criticado a política do MAI - o novo presidente José Manuel Anes conseguiu atrair para o conselho consultivo figuras do PSD para demonstrar a independência da organização.
Jorge Bacelar Gouveia considera mesmo "lamentável" não ter sido convidado (José Manuel Anes assegura que o convite foi enviado) e entende que o observatório "enfrenta um desafio existencial, que é o de ser uma entidade independente do poder político". Ângelo Correia, Fernando Negrão e Figueiredo Lopes refutaram, por sua vez, qualquer leitura política da sua ausência, justificado-a com razões pessoais. Figueiredo Lopes, porém, defende que "as críticas ao Governo devem manter-se, sempre que necessário, de uma forma construtiva, sem alarmismos."
Recorde-se que na semana passada o DN avançou também que Rui Paulo Figueiredo - o assessor de José Sócrates envolvido no caso das "escutas a Belém" - tinha chegado a estar entre os membros do OSCOT, mas acabou por não entrar à última hora. Anes terá chamado a si a decisão.