Projeto "Visionários" da Artemrede transforma espetadores em programadores

O projeto "Visionários", que a plataforma Artemrede estreia em sete municípios, no sábado, Dia Europeu do Espetador, tem por objetivo chamar o público ao processo de participação e decisão, na programação cultural, de acordo com a entidade.
Publicado a
Atualizado a

"O projeto é inédito em Portugal e propõe um novo modelo de aproximação entre espetadores, artistas e instituições culturais", disse à agência Lusa Vítor Pinto, da Artemrede, tendo referido que aquele se apresenta como uma "plataforma de debate que fomenta o processo participativo do espetador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo, para participar ativamente nos processos de programação".

O "objetivo último", destacou o programador, "é levar mais público aos teatros, quebrar um pouco aquela ideia que as instituições são distantes e elitistas, trazendo os espectadores para dentro da organização e eles próprios participarem na seleção de espetáculos ligados às artes performativas e artes cénicas, como sejam a dança, o teatro, as marionetas e formas animadas".

Os diferentes grupos de "Visionários" portugueses vão reunir-se pela primeira vez no sábado, dia 18 de novembro, às 17:00, durante o European Spectators Day (Dia Europeu do Espetador), nos sete municípios aderentes ao projeto (Abrantes, Lisboa, Pombal, Sobral de Monte Agraço, Moita, Oeiras e Barreiro), evento que acontece simultaneamente em várias cidades da Europa.

"Neste dia, num processo que vai decorrer até março de 2018, as experiências dos espetadores de diferentes nacionalidades serão debatidas em diferentes equipamentos culturais e partilhadas através do facebook do evento", observou Vitor Pinto.

"O público é convidado pelos municípios e a única condição é que não tenha relação direta com organização de eventos ou com o setor cultural, em termos profissionais. Que sejam meros espetadores e consumidores de cultura", frisou.

No âmbito do projeto, nestes sete municípios, serão organizados encontros com os espetadores locais que, nos próximos meses, irão assistir e debater os conteúdos de vários espetáculos.

O objetivo é selecionar alguns dos títulos a apresentar nos equipamentos culturais dos seus municípios ao longo de 2018, nomeadamente durante o 2.º Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

A Artemrede é um projeto de cooperação cultural com 12 anos de atividade, atualmente constituído por 15 municípios, agregando e fazendo interagir cidades com diferentes escalas.

Integrando os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar, trabalha a especificidade dos territórios através do apoio à criação artística, à programação cultural em rede, à qualificação e formação e às estratégias de mediação cultural.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt