Projeto de 2,5ME Alameda da Estação é inaugurado na Trofa com Ana Moura
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara da Trofa descreveu a intervenção como "histórica" porque em causa está dar continuidade à requalificação do centro deste concelho e reabilitar um canal ferroviário que estava ao abandono com a entrada em funcionamento da variante ferroviária e com a construção de uma nova estação em 2010.
"É algo que já devia ter acontecido há muito tempo porque este canal dividia o núcleo central da Trofa. É dar à Trofa um espaço digno. Não tenho dúvidas que este é um grande exemplo daquilo que deve ser o aproveitamento dos fundos comunitários", disse Sérgio Humberto.
A Alameda da Estação custou 2,5 milhões de euros, 95% dos quais financiados por fundos comunitários ao abrigo do Portugal 2020, graças a uma percentagem inicial de 85% majorada posteriormente em 10%.
O projeto representa a requalificação de 42.000 metros quadrados, incluindo 13.000 de espaços verdes, 250 novas árvores, mais de 17.000 metros quadrados de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700 metros quadrados de área desportiva com espaço de jogos, trampolins, 'skatepark' e 'streetbasket', bem como equipamentos 'fitness'.
Está incluído nas candidaturas ao PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, através da linha de financiamento para Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
Sérgio Humberto adiantou à Lusa que na segunda-feira arranca uma segunda fase de obra, no valor de 600 mil euros e que visa a requalificação dos edifícios da antiga estação (incluindo o armazém de madeira e o antigo dormitório), nos quais está previsto instalar um centro de exposições, casas de banho públicas e espaços para concessionar.
Esta segunda empreitada deverá estar concluída no prazo de quatro meses e, surgindo também no âmbito do PEDU, trata-se de um Plano de Ação de Reabilitação Urbana (PARU).
O espaço fica próximo de zonas onde estão instalados serviços como as finanças e os correios, somando-se zona de comércio, igreja e cemitério.
"A Trofa entra num novo paradigma. Isto vai mudar por completo a imagem, porque o canal estava abandonado, parecia quase de uma cidade de terceiro mundo e já era frequentado de forma pouco recomendável", contou o autarca.
Mas com este projeto, que passa por um antigo ramal de caminho-de-ferro, Sérgio Humberto garante que a Trofa não abdicou da chegada do metro, uma das reivindicações que mais tem marcado este concelho do distrito do Porto.
"A Alameda da Estação foi projetada nunca inviabilizando o metro até à Trofa. O canal está lá e está completamente compatibilizado com a Metro do Porto", vincou Sérgio Humberto.
O prolongamento da linha da Maia até à Trofa esteve planeado na primeira fase de construção da Metro do Porto mas nunca chegou a concretizar-se.
A 24 de fevereiro de 2002, a circulação ferroviária nas linhas da CP da Póvoa de Varzim e da Trofa foram encerradas para dar início às obras de construção do canal do metro, mas a população da Trofa ficou sem ligação, enquanto a da Póvoa foi inaugurada a 18 de março de 2006.
Hoje às 21:00, a cerimónia de inauguração inclui a atuação do coro de Meninos Cantores do Município da Trofa, um espetáculo interativo de luzes e um concerto gratuito de Ana Moura.