Progresso em detectar hormona das mulheres grávidas
David Cowman, director do laboratório antidoping de Londres, explicou que, no simpósio realizado em Roma na semana passada, dedicado às hormonas peptídicas, "o assunto de discussão mais importante foi o avanço no teste de detecção da hCG". Esta hormona é percursora da testosterona e tem os mesmos efeitos que os anabolizantes.
Cerca de seis dezenas de peritos reuniram-se num hotel de Roma para o simpósio anual da AMA, mas não, no final, não especificaram que substâncias anteriormente indetectáveis já são agora capazes de encontrar na urina ou no sangue dos atletas.
"A política da AMA não é revelar as substâncias que é capaz de detectar. Quais a substâncias que somos capazes de detectar? Sabê-lo-ão se houver um positivo pela substância X nos Jogos Olímpicos de Londres [2012]", argumentou Francesco Botre, director do laboratório antidoping da capital italiana, explicando que os peritos não dão detalhes sobre os seus trabalhos ao longo dos simpósios porque isso iria dar aos batoteiros armas para contornarem os controlos de dopagem.
A AMA anunciou também que em Londres serão feitos mais testes que os 5000 de Pequim 2008, mas a operação antidopagem estará sob responsabilidade do Comité Olímpico Internacional.