Prisa vende jornais regionais em Espanha

Publicado a
Atualizado a

O grupo Prisa anunciou ontem a venda do El Correo de Andalucía e de 59,27% do Diario Jaén, ao grupo Alfonso Gallardo, por um total de 19 milhões de euros, segundo informa a empresa em comunicado à entidade reguladora do mercado espanhol, citado pelo El Mundo.

Estes jornais, que eram explorados pela GMI (Grupo Empresarial de Media Impresos), sociedade que gere os títulos de imprensa regional e especializada do grupo, vão agora mudar de mãos, sendo que os futuros proprietários já anunciaram que vão "apoiar os órgãos de direcção de ambos os jornais e comprometem-se a dar continuidade às actuações que tornaram possível que tanto o El Correo de Andalucía como o Diario de Jaén sejam meios de referência informativa em Sevilha e Jaén, respectivamente", lê-se numa nota enviada pelo grupo às redacções.

Esta operação está integrada na nova estratégia da Prisa, que apenas quer manter os negócios considerados estratégicos, como afirmou Juan Luís Cébrian, presidente executivo do grupo espanhol, em Abril. Em entrevista à Bloomberg, este responsável afirmou que a empresa está a ponderar a venda de activos no valor de 70 a 80 milhões de euros no mercado espanhol e português.

Na altura, foi revelado que o objectivo desta decisão era reduzir a dívida do grupo que, em consequência das Ofertas Públicas de Aquisição (OPA) lançadas à Media Capital e à Sogecable, se elevou para os 3 mil milhões de euros. Com a venda destes títulos fica agora a expectativa sobre que activos se seguirão, estando a Localia, rede de televisão local que a empresa detém no país vizinho, na linha da frente, refere o M&P.

Outro dos negócios que a responsável da Media Capital quer vender é a Dédalo Grupo Gráfico, empresa que imprime os jornais e as publicações do grupo em Espanha. Segundo revelou fonte da Prisa ao DN em Abril, a operação em causa ainda não foi concretizada pois ainda ninguém ofereceu o preço pretendido.

Em Portugal, o grupo só decidirá quais os activos a vender depois de concluir a OPA sobre a Media Capital,prevista para Julho. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt