Presidente dos imunologistas espanhóis: "Temos que mudar o nosso chip de vida. Pandemia vai durar"

Presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia, Marcos López Hoyos alertou que este ano deve-se novamente evitar celebrar a Páscoa devido à pandemia do novo coronavírus.
Publicado a
Atualizado a

Numa altura em que o mundo enfrenta mais desafios com o aparecimento de novas variantes do vírus responsável pela covid-19, o presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia, Marcos López Hoyos, alerta que esta pandemia é "crónica" e "vai durar".

O especialista espanhol, que é também diretor científico do Instituto de Pesquisas Marqués de Valdecilla, considera que novo coronavírus vai perdurar no tempo e as pessoas vão ter de se adaptar a uma nova realidade. "Temos que mudar o nosso chip de vida", defende.

López Hoyos, em declarações neste domingo à rádio RNE, recolhidas pela Europa Press, alertou ainda que vai ser necessário evitar novamente as celebrações da Semana Santa, que se assinala dentro de pouco mais de um mês .

"Devemos esquecer a Páscoa este ano. Devemos esquecer e devemos ser já claros sobre isso", defende o imunologista.

O presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia sublinha que esta é "uma pandemia crónica, que vai durar".

As declarações do médico espanhol surgem na véspera de Madrid adotar um recolher obrigatório que começa uma hora mais cedo, passa das 23:00 para as 22:00.

Desta forma, a partir desta segunda-feira, vigora na região de Madrid o recolhimento obrigatório entre as 22:00 e as 06:00 para travar a propagação de contágios pelo novo coronavírus. Os estabelecimentos comerciais não essenciais, como restaurantes, vão ter de fechar portas às 21:00.

Já as reuniões em locais públicos são limitadas a um máximo de quatro pessoas e as que tiverem lugar em casa são proibidas, com exceção para coabitantes.

Refira-se que na sexta-feira, a Espanha registou 42 885 novos casos e 400 mortes. A média de casos por 100 mil habitantes em 14 dias aumentou de 796 na quinta-feira para 828 na sexta-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt