Presidente da Argentina lança linha de roupa
A marca de roupa e complementos está, de acordo com a própria presidente da Argentina acessível a qualquer pessoa por 280 pesos (41 euros). A linha inclui um par de ténis, umas calças de ganga, um par de meias, uma camisa e uma t-shirt. O Governo garante que tudo é "fabrico cem por cento nacional" e nenhuma das peças ultrapassa os 100 pesos (14 euros), de acordo com o jornal espanhol ABC.
Kirchner e a sua equipa escolheram NyP para nomear a linha de roupa, sem admitir, no entanto, tratar-se de uma alusão ao slogan da atual chefe de Estado da Argentina. "'Nacional y Popular é uma aceção possível, mas pode querer dizer outras coisas, como 'New York Post'", disse há algumas semanas Marcos Meloni, empresário e presidente da associação têxtil argentina Pro Tejer e responsável por este programa delineado por Guillmermo Moreno, secretário de Estado do Comércio Interno.
As peças deviam ter chegado aos principais supermercados no sábado, dia 25, dia da Argentina, mas ainda não apareceram. Meloni, citado pelo jornal "Buenos Aires Económico", disse "que se irá completando a oferta no prazo de dez dias". "Creio que nos primeiros dias de junho e nas semanas seguintes estarão todos os produtos nos lugares estabelecidos".
Para já, NyP destina-se apenas a homens -- o filho da presidente, Máximo Kirchner, o vice-presidente Amado Boudou e o deputado Andrés Larroque receberam um pacote de roupas XXL da fundação Pro Tejer a pedido de Guillermo Moreno --, para setembro está previsto o lançamento das linhas para mulher e criança.
A iniciativa governamental, segundo o jornal Perfil, forma parte de outra mais vasta que pretende fomentar as "linhas de produtos populares" que compensem os aumentos de preços. Inclui, por exemplo, o relançamento no mercado de uma mota semelhante à "La Poderosa", veículo comercializado durante o governo de Juan Domingo Perón (o mesmo usado por Che Guevara e Alberto Granado durante a sua viagem pela América do Sul).