Fundador das motas Casal entre os condecorados por Marcelo

Presidente da República condecora sete personalidades do Norte
Publicado a
Atualizado a

João Francisco do Casal, fundador da Metalurgia Casal, fabricante do tão famoso modelo Casal-Boss, é uma das sete figuras que o presidente da república homenageia hoje. Oo historiador Germano Silva, o ex-ministro Valente de Oliveira, Amândio Secca, presidente da Cooperativa Árvore, um pediatra, um empresário e um nadador salvador com 84 anos são as outras personalidades que vão receber as insígnias de Marcelo Rebelo de Sousa.

O criador das motas Casal nasceu em 1922 em Aveiro, tendo fundado na década de 1960 aquela que é considera a maior e mais importante empresa portuguesa do setor das 'duas rodas'. O empreendedor aveirense foi também pioneiro da formação profissional.

Também de Aveiro é Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa, 84 anos, conhecido como "Atita" ou "tubarão dos mares". Figura mítica, muito acarinhada pelos aveirenses, este professor de natação dedicou-se desde cedo ao desporto e relata ter salvado mais de 30 vidas nas águas do oceano e da ria.

Germano Silva, de 85 anos, começou a ganhar a vida como marçano num retroseiro, foi operário fabril numa fábrica de fósforos e jornalista, tornou-se especialista em história do Porto e recebeu em 2016 o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Valente de Oliveira, de 80 anos, é um histórico social-democrata que foi cinco vezes ministro mas que se desfiliou do partido no verão para ser mandatário da recandidatura do independente Rui Moreira à Câmara do Porto

Amândio Secca preside à Cooperativa Árvore, uma instituição fundada em 1963 no Porto, pela defesa e divulgação cultural.

José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, tem 66 anos e distingue-se pela solidariedade, somando mais de mil consultas gratuitas por ano a crianças oriundas de famílias carenciadas.

Além de ter criado a consulta social de Pediatria no Hospital de Famalicão, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias mais carenciadas, dedica, desde 1982, uma tarde por semana às crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, no concelho de Braga.

A imposição de insígnias do Presidente da República decorre na Câmara do Porto, numa cerimónia à porta fechada.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt