Portugueses ultimam preparativos

Publicado a
Atualizado a

Elisabete Jacinto, Francisco Inocêncio, Ricardo Leal dos Santos, Paulo Marques e Bernardo Vilar são, para além de Carlos Sousa, os pilotos que representarão Portugal no Dakar 2005.

Naturalmente com ambições diversas das do vencedor da Taça do Mundo, a «Legião» portuguesa vai «limando as últimas arestas» em projectos que, mesmo no caso dos «repetentes» apresentam grandes diferenças face a participações em edições anteriores. Elisabete Jacinto, que será acompanhada pelo mecânico Rui Porêlo, depois de se ter tornado na primeira mulher a concluir a prova em camião, traçou, para 2005, uma meta exigente, pretendendo levar o Renault Kerax até ao Lago Rosa «classificado entre os 15 primeiros». A tarefa não será fácil, mas a professora de Geografia acredita na capacidade da sua equipa, na que será a sua sétima participação na prova africana «Tenho sido sempre muito ambiciosa e é isso que me tem levado a traçar metas muito exigentes», diz.

Outros veteranos também já convertidos às quatro rodas - depois de anos a participar em motos -, Paulo Marques e Bernardo Vilar, optaram, desta vez, por constituirem equipas próprias. Paulo Marques será acompanhado por Rui Benedi num Toyota Land Cruiser, da Toyota France, enquanto Bernardo Vilar terá Pedro Gameiro como navegador, a bordo de um Nissan Patrol GR T2.

Já Ricardo Leal dos Santos, resolveu deixar o seu Quad na garagem, depois de se ter tornado no único português a terminar a prova num veículo desse tipo, e alinhará ao volante de um Mitsubishi Pajero preparado nas oficinas da VR2. Ao lado de Leal dos Santos, no carro em que, aliás, obteve o segundo lugar em T1, na Baja Vodafone 1000, estará o seu amigo de longa data, Rui Silva, que o tem navegado esta temporada nas provas nacionais.

Já para Francisco Inocêncio, o piloto que este ano venceu uma das corridas do campeonato espanhol, a prova marca a sua estreia nas aventuras africanas.

Inocêncio vai tripular um Mitsubishi Pajero DiD, preparado pela Ralliart, e será acompanhado por João Luz, que regressa à navegação sariana, após o terrível acidente que sofreu, em 2000, então ao lado de Carlos Sousa.

Francisco Inocêncio não esconde que «o objectivo é, em primeiro lugar, chegar ao fim», mas recorda que João Luz «já venceu duas etapas no Dakar», o que poderá «contrabalançar» o factor estreia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt