Portugal tem a terceira seleção mais valiosa dos apurados para o Euro2024

A seleção nacional, que está no pote dos cabeças de série no sorteio que se realiza a 2 de dezembro, está avaliada em 1,02 mil milhões de euros, só atrás de Inglaterra e França.
Publicado a
Atualizado a

Portugal é a terceira seleção mais valiosa das 21 já com lugar marcado no Europeu de futebol de 2024 que se vai realizar na Alemanha. A fase de apuramento terminou ontem e confirmou a Croácia como a última representante com entrada direta - as três equipas que faltam vão sair de um play-off que se vai disputar apenas em março.

A seleção portuguesa, à conta de uma fase de qualificação perfeita só com vitórias (a única a consegui-lo, depois do empate de ontem da França na Grécia), já sabe que no sorteio agendado para o dia 2 de dezembro vai integrar o lote dos cabeças de série, ao lado de Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Bélgica, seleções que devido a este estatuto se vão evitar na primeira fase da competição e que são as mais valiosas do torneio.

A equipa treinada por Roberto Martínez está avaliada em em 1,02 mil milhões de euros (isto tendo em conta a última convocatória de 26 jogadores, mas incluindo os habituais titulares Diogo Dalot e Rafael Leão nos lugares de João Mário e Bruma).

À frente de Portugal, e de acordo com os dados do site transfermarkt (site especializado na avaliação de jogadores) só há duas seleções: a Inglaterra, a mais valiosa de todas as presentes no torneio, cujos 26 jogadores juntos valem 1,09 mil milhões de euros, já contabilizando Jude Belligham, Raheem Sterling e Reece James, que devido a problemas físicos não estiveram presentes na última convocatória. E a França, atual campeã em título, avaliada em 1,04 mil milhões.

No lote das seleções que integram o pote dos cabeças de série, e que Portugal evita na fase de grupos, seguem-se na lista das mais valiosas a Espanha (814M), a Alemanha (665M) e a Bélgica (439,30).

Portugal tem nove futebolistas que valem 50 ou mais milhões de euros. O quarteto mais valioso é composto por Rafael Leão (90M), Bernardo Silva (80M), Rúben Dias (80M) e Bruno Fernandes (75M). Seguem-se João Palhinha (55M), Matheus Nunes (55M), João Cancelo (50M), Diogo Jota (50M), João Félix (50M) e Gonçalo Ramos (50M).

A fase de qualificação para o Euro2024 terminou ontem e já estão formados os quatro potes (ver tabelas) que vão servir de referência no sorteio agendado para o dia 2 de dezembro, em Hamburgo. Faltam apenas conhecer três seleções, que vão sair de um play-off disputado por 12 países.

No pote 1 ficou a Alemanha, a seleção anfitriã, mais os cinco melhores vencedores dos grupos na fase de qualificação, entre os quais Portugal. Já o pote 2 é integrado pelos cinco piores vencedores dos grupos de apuramento, mais o melhor segundo. O pote 3 tem mais seis segundos classificados (do 2.º ao 7.º melhor entre os dez grupos) e o pote 4 é composto pelos três piores segundos classificados, mais os três vencedores do play-off agendado para março de 2024.

A seleção nacional, que tem em Rafael Leão, avançado do AC Milan, o jogador mais valioso, não tem nenhum representante no top 10 das estrelas mais valiosas que vão estar presentes no Euro2024, onde a principal ausência é Erling Haaland, dado que a Noruega ficou pelo caminho.
O jogador com maior valor de mercado que estará presente nos relvados germânicos é o avançado francês Kylian Mbappé, do PSG, avaliado em 180 milhões de euros.

Refira-se que no top 10 dos mais valiosos estão cinco internacionais ingleses, o que ajuda a perceber porque a Inglaterra é a seleção com maior valor de mercado, são eles Jude Belligham (150M), Bukayo Saka (120M), Phil Foden (110M), Harry Kane (110M) e Declan Rice (100M).

Como curiosidade, a seleção menos valiosa das 21 já confirmadas no Euro2024 é a Roménia (72,38M), que se apurou no primeiro lugar do Grupo I, à frente da Suíça, e que tem como jogador com maior valor de mercado o defesa Radu Draguçin, do Génova, avaliado em 10 milhões de euros.
O Campeonato da Europa de Futebol vai desenrolar-se durante um mês na Alemanha (de 14 de junho a 14 de julho) em 2024. Será a segunda vez que o país organizará o torneio - a primeira aconteceu em 1988, numa edição ganha pelos Países Baixos -, e os jogos serão distribuídos por 10 estádios.

Esta é a nona presença de Portugal em fases finais de Campeonatos da Europa, a oitava de forma consecutiva, cujo ponto alto aconteceu em 2016, com a conquista do troféu na final diante da França, onde um golo de Éder no prolongamento valeu à seleção nacional o seu primeiro grande título.

Eis os potes para o sorteio que se realiza a 2 de dezembro:

POTE 1
Alemanha
PORTUGAL
França
Espanha
Bélgica
Inglaterra

POTE 2
Hungria
Dinamarca
Albânia
Áustria
Turquia
Roménia

POTE 3
Escócia
Eslovénia
Eslováquia
República Checa
Holanda
Croácia

POTE 4
Sérvia
Itália
Suíça
Vencedor playoff A
Vencedor playoff B
Vencedor playoff C

PLAYOFFS (cada caminho apura apenas uma seleção):

Caminho A
Polónia-Estónia, 21 de março
P. Gales-a definir, 21 de março
Final, 26 março

Caminho B
Israel-a definir, 21 de março
Bósnia-a definir, 21 de março
Final, 26 março

Caminho C
Geórgia-Luxemburgo, 21 de março
Grécia-Cazaquistão, 21 de março
Final, 26 março

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt