Portugal perde com Espanha mas limpa a face do hóquei luso
Hóquei em patins. Campeonato da Europa
A Espanha é pentacampeã da Europa de Hóquei em Patins após bater na final Portugal, por um escasso 1-0, em Oviedo. A equipa portuguesa regressou às finais de uma grande competição internacional, depois do título mundial em Oliveira de Azeméis 2003, e fez esquecer a má prestação no último Mundial, em 2007, em que se ficou pela modesta sexta posição, a pior classificação de sempre da equipa lusa em mundiais.
Portugal perdeu por um escasso golo, resultado negativo que todavia permite recuperar alguma esperança de renovação do hóquei luso, bem representado pelo quinteto composto por João Miguel, Valter Neves, Reinaldo Ventura, Ricardo Pereira e Ricardo Barreiros.
Os inéditos pentacampeões da Europa, beneficiando do apoio do seu público, que ocupava os quatro mil lugares doPalácio dos desportos da capital das Asturias, entraram melhor no jogo e criaram a primeira oportunidade logo ao dois minutos, com Pedro Gil a colocar a bola no ferro da baliza de João Miguel.
A equipa das quinas esteve bem no sector defensivo e soube estancar esse primeiro ímpeto dos "nuestros hermanos". E reagiu à altura, com Reinaldo Ventura a surgir isolado na frente do guarda-redes espanhol - mas falhou.
Todavia, seria a Espanha a marcar, aos 15 minutos. Numa jogada em que Marc Gual não desperdiçou uma bola quando surgiu na cara de João Miguel, depois deste defender um remate de longe.
No segundo tempo Portugal entrou mais agressivo no sector defensivo e mais rápido no ataque, mas não conseguiu chegar à igualdade, mesmo beneficiando de uma grande penalidade quando faltavam 6.43 minutos para terminar. Reinaldo Ventura falhou. Um minuto depois Portugal via um golo invalidado quando Luís Viana marcou com o stick acima do ombro. Pouco depois criava-se a confusão com a expulsão de um jogador par cada lado, com a vantagem para a equipa organizadora, que manteve o controlo do jogo. |