Portugal perde com Eslovénia e compromete Europeu de voleibol
A seleção portuguesa de voleibol perdeu hoje com a Eslovénia, por 3-0, em Maribor, na primeira mão do 'play-off' de acesso ao Campeonato da Europa de 2015.
Portugal perdeu pelos parciais de 31-29, 25-20 e 25-17 e fica obrigado, para aspirar ainda a marcar presença no Europeu2015, a realizar de 09 a 18 de outubro, na Bulgária e em Itália, a vencer por 3-0 ou 3-1 na receção à Eslovénia em Matosinhos, a 31 de maio, para forçar a realização de um 'golden set' (parcial de desempate).
Eslovénia e Portugal lutam pela vaga ainda em aberto no grupo C da fase final do Europeu2015, que irá decorrer concentrado na cidade búlgara de Varna, e que conta já com a participação das seleções da Bielorrússia, Bélgica e Polónia.
Portugal começou bem e podia ter vencido o primeiro 'set', mas assim não aconteceu e, depois, a equipa orientada por Hugo Silva exibiu-se muito abaixo do seu real valor, oferecendo erros na receção e no serviço a um adversário que cresceu de confiança e de eficácia.
O primeiro parcial ainda foi equilibrado, tendo sido necessário recorrer-se às vantagens para encontrar o vencedor.
Com muito nervosismo à mistura, que originou alguns serviços falhados por ambas as equipas, a vitória acabou por sorrir aos eslovenos por 31-29, em 35 minutos, numa jogada em que os portugueses reclamaram por uma má decisão da equipa de arbitragem.
No segundo 'set', com Miguel Tavares Rodrigues a servir, Portugal construiu uma pequena vantagem (3-0), mas os serviços de Gasparini criaram muitas dificuldades à receção de Portugal e a equipa orientada pelo italiano Andrea Giani chegou em vantagem ao primeiro tempo técnico (8-7), depois de ter estado a perder por 4-7.
Dois serviços diretos consecutivos de Mitja Gasparini aumentaram a distância (11-7), mas Portugal reagiu, anulou a diferença e empatou a 15-15, com um 'ás' de João José e dois blocos de Kibinho.
Apesar de a Eslovénia ter logrado recuperar a liderança no marcador (16-15), Portugal não desarmou e voltou à carga (18-16), mas novo serviço direto de Gasparini deu a igualdade (18-18) e desorientou os portugueses, que cometeram dois erros, logo seguidos de novo serviço direto do n.º 6 (18-22).
A equipa das 'quinas' viu o seu adversário crescer ainda mais e fechar o parcial com o resultado de 25-20, em 29 minutos, e elevar a vantagem no encontro para 2-0.
No terceiro 'set', houve mais do mesmo, com Gasparini a assinar o seu sétimo serviço direto (6-3).
Portugal recuperou (5-7), mas voltou a cair (5-10), com Hugo Silva a pedir para os jogadores "limparem a cabeça" e jogarem de forma mais descontraída, sem olharem para o marcador.
Mas foi em vão, pois do outro lado da rede estava uma equipa sempre a crescer de confiança e, como tal, a jogar sem complexos e isso deu os seus frutos (16-8).
Com um fosso pontual entre as duas equipas tão cavado (22-13), a Eslovénia limitou-se a gerir e fechou o parcial e o jogo em 3-0 com um triunfo por 25-17, em cerca de 25 minutos.
Mitja Gasparini, com 15 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Alexandre Ferreira e João José, ambos com 8 pontos, foram os melhores portugueses nesse capítulo.