"O Terminal de Leixões é um dos 'top' do sistema portuário nacional e, como tal, não pode deixar de ser um dos portos onde o maior investimento vai ser feito, está previsto para os próximos anos um investimento superior a 500 milhões de euros, a maioria do qual privado", disse a governante, à margem do lançamento do Projeto de Literacia do Oceano -- Escola Azul. .Deste investimento, Ana Paulo Vitorino explicou que 60% dele é privado, sendo o restante público. .As empreitadas assentam no aumento do molhe e da profundidade do canal de acesso e bacia de rotação, na construção de um novo terminal de contentores que vai permitir acolher navios maiores e na requalificação do atual terminal de contentores Sul, adiantou. ."O que se pretende é não só aumentar a capacidade e eficiência do terminal, como criar novos terminais com capacidade para receber navios maiores", vincou. .A ministra referiu que algumas destas obras já estão em curso, estando as outras em estudos de engenharia ou à aguardar o Estudo de Impacte Ambiental. .O prazo previsto para a sua conclusão é 2026, apontou, dizendo que algumas delas estarão ainda prontas em 2021. .Os investimentos em Matosinhos não ficam por aqui, tendo Ana Paula Vitorino revelado ainda que o Porto de Pesca não vai desaparecer, mas sim sofrer obras de requalificação. ."Vamos manter a capacidade do Porto de Pesca de Matosinhos, vamos mantê-lo com maior dignidade e qualidade. Vai ser assinado, dentro de pouco tempo, um protocolo entre o ministério e a câmara, envolvendo a Docapesca, para a concretização de novas iniciativas no edifício, nomeadamente a sua requalificação", frisou. .Perante isto, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, entendeu que era "inquestionável" que o Porto de Pesca tinha de se manter, mas requalificado, melhorado e modernizado. .Os pormenores deste projeto vão ser dados a conhecer com mais detalhe "dentro de dias", ressalvou. .Já quanto ao Porto de Leixões, Luísa Salgueiro entendeu que é um local decisivo para o crescimento do concelho, da região e do país, sendo necessário concilia-lo com as características locais.