Portimão recebe gás natural até ao Verão

Publicado a
Atualizado a

Primeiro foi Olhão, agora é a vez de Portimão receber gás natural. As obras de preparação começaram há um ano, decorrendo já a construção da Unidade Autónoma de Gás (UAG). O objectivo é executar 20 quilómetros de rede até ao Verão de 2005 para abastecer a zona urbana da cidade e as localidades turísticas da Praia da Rocha e Alvor.

O grupo hoteleiro Pestana foi o primeiro cliente a assinar contrato com a Medigás, a subempresa da Galp Energia responsável pela implementação do gás natural no Algarve, prevendo-se que até ao fim do ano todas as suas unidades na zona de Alvor estejam convertidas àquela energia, assim como o novo hotel, a inaugurar em Maio.

O segundo grande contrato de abastecimento será assinado com o Hospital do Barlavento Algarvio. O administrador da Medigás, Pedro Ricardo, e o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, esperam que, consoante a rede for construída, os sectores turístico- -hoteleiro e industrial do muni- cípio adiram em força ao projecto.

É que, conforme realçou ontem o secretário de Estado do Desenvolvimento Económico, Manuel de Lencastre, na cerimónia de lançamento do projecto, em Alvor, o gás natural «é a solução mais barata e uma fonte de energia limpa».

Para o autarca Manuel da Luz, «a resistência prevista da economia doméstica, relacionada com as inevitáveis obras que a instalação da rede implica, diluir-se-á quando a população se aperceber das vantagens ambientais do gás natural».

O passo seguinte será instalar a rede em Faro, que poderia estar em pé de igualdade com Portimão, a nível de programação da obra, se não fosse a «dificuldade em conseguir uma alternativa de terreno adequada». A opção tomada pela autarquia local e pela Medigás recaiu nas infra-estruturas de ligação da UAG de Olhão, construída em 2002, a Faro, sob a ciclovia que unirá os dois municípios. O gás natural chega a Faro até ao Verão de 2005, servindo, numa primeira fase, entre oito mil e nove mil consumidores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt