Portela recusou 1794 voos para o Verão por falta de capacidade
O Verão vai ser complicado no aeroporto da Portela, que está a trabalhar no limite da sua capacidade. Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA-Aeroportos de Portugal, alertou ontem para a possibilidade de maiores atrasos e congestionamentos. O responsável da gestora dos aeroportos nacionais anunciou que foram recusados 1794 voos para a época de Verão, dos quais 411 da TAP e 231 voos da Portugália. Em Fevereiro, a situação era mais grave. Na altura, o número de voos em lista de espera ascendia a 5786. No período homólogo de 2005, os voos recusados totalizaram apenas 850.
Guilhermino Rodrigues apelou ontem, durante a apresentação do Plano de Contingência para a Portela, aos passageiros para tomarem "conhecimento atempado do seu plano de voo junto da companhia aérea, e que cheguem ao aeroporto com tempo necessário para o cumprimento das formalidades de viagem (check-in). O responsável sugeriu ainda o tele-check-in, comouma ferramenta que "deverá ser utilizada pelos passageiros em voos em que tal seja possível". Para minimizar o problema, a ANA tem em curso algumas melhorias que já são visíveis na zona de embarque. Desde o início deste mês, os passageiros não passam por três pontos de Raio X, mas apenas por um. Mesmo assim, esperam-se "perturbações".
O Plano de Contingência, "de aplicação imediata", prevê a proibição de estacionamento de aeronaves na placa do aeroporto por um período de 24 horas. Esta medida tem por objectivo "melhorar a circulação e a rotação das aeronaves com voos aprovados". Pretende-se também minimizar o efeito da falta de stands (posições de estacionamento de aeronaves) na plataforma. Os aviões cujos planos de voo ultrapassem o estacionamento na Portela por mais de 24 horas "serão desviados para Porto ou Faro".
O Lockead da Yes (actual White) é uma das aeronaves visadas. A companhia, subsidiária da TAP, "vai ser obrigada a remover o avião". A ANA realça que "está disponível para formas de colaboração" com as companhias baseadas cujas aeronaves sejam pouco utilizadas, para "reduzir o impacto desta medida".
Desde o início do ano, o tráfego aéreo na Portela aumentou 9,7%, ou seja, o dobro das previsões iniciais da ANA (4,9%). Um dos principais responsáveis pelo acréscimo é a procura de companhias aéreas de baixo custo pelo aeroporto de Lisboa. As obras em curso reflectem-se já na capacidade de movimentos/hora na pista, que aumentou de 34 para 36 por hora. A expansão da aerogare, o aumento das mangueiras e a criação de novos caminhos para permitir a saída mais rápida dos aviões da pista são melhorias que irão avançar até final do ano. As obras na Portela vão prolongar-se até 2010, ano em que começam as obra da Ota.
A ANA vai intensificar a fiscalização sobre as companhias que não respeitem os voos aprovados e a utilização das portas de embarque para voos à espera de passageiros em transferência. A TAP é uma das visadas. Ao instalar o seu hub na Portela, a TAP é a companhia que maior volume de passageiros transfere de um voo para outro. C