Popota: "Sou um hipopótamo... a formosura está no meu ADN!"

Confesse lá, leitor. Há quanto tempo queria ler uma entrevista com a hipopótamo mais famosa de Portugal? Ah, pois é. Mas só mesmo dois pesos pesados do jornalismo, como o DN e o JN, teriam coragem de a fazer. Em tempo de Natal, a Popota abriu-nos o coração. Falou da infância, dos sonhos e de televisão. Só faltou deitar-se nas palhinhas...
Publicado a
Atualizado a

A Popota é algo... roliça, e parece ter bastante orgulho nas suas formas físicas. Gostava de apresentar a próxima edição de Peso Pesado da SIC ou vê-se mais como concorrente?

Como mascote tenho o compromisso de proporcionar os melhores momentos de diversão aos mais pequenos e às famílias, desejando que todas as crianças possam ter um estilo de vida saudável e activo, com muitas brincadeiras.

O que me está a dizer é que para si a gordura ainda é formosura. Acha que as figuras públicas mais cheiinhas têm as mesmas oportunidades que as mais esbeltas?

Acredito que as oportunidades derivam da atitude pessoal de cada pessoa e que o sucesso está ao alcance de todos.

Por exemplo, as cirurgias plásticas, tão populares hoje em dia, assustam-na? Se fosse preciso, faria uma?

Sinto-me em boa forma. Com a digressão deste ano da Popota Dance Tour tenho conseguido fazer muito exercício e manter uma alimentação saudável... não penso muito nisso! Mas verdade seja dita: Sou um hipopótamo... a formosura está no meu ADN!

Ainda assim, este ano está mais magrinha. Também já foi ao Dr. Fernando Póvoas?

(risos) As crianças esperam que eu seja uma mascote divertida e enérgica, e daí ter o compromisso de estar "em forma" para conseguir brincar e animar os mais novos.

Confesse-me lá uma coisa: a televisão engorda ou é um mito?

Hummm... há quem diga que sim!

Sendo uma presença assídua em televisão... e como já percebi que não me vai responder à minha primeira questão, pergunto-lhe: Se pudesse escolher um programa para apresentar, qual seria?

Certamente um feito a pensar nas crianças e nas famílias. Com muita animação e, claro, muito glamour!

Tem um ídolo televisivo?

A Popota existe pelas e para as crianças, por isso gosta de desenhos animados e de ídolos criados a pensar nelas.

E quando a Popota era criança, quais os desenhos animados que a fascinavam?

Sempre gostei daqueles repletos de magia e capazes de fazer as crianças sonhar... Se bem que o que eu gostava mesmo era de cantar e dar espectáculos no quintal de minha casa!

E de dançar, calculo. Já provou ser uma bailarina com imenso talento. Onde aprendeu a bambolear-se assim?

Acredito que nasci e cresci com o "bichinho" da dança. Acho que é o meu dom... Além disso, tento estar sempre muito atenta ao que se passa no mundo da música e do espectáculo para aprender novos passos.

E essa energia é toda natural ou... bebe muito café?

Sou mesmo muito enérgica!

Uma boa noite de sono é um dos segredos para conseguir toda essa energia. Quando era criança, o Vitinho ajudava-a a ir para a cama e a ter um soninho descansado?

Quando era pequena adorava ouvir Madonna e Frank Sinatra. E de dançar muito!

Sabemos que não se pergunta a idade a uma senhora, mas vamos lá quebrar as regras: Que idade tem a Popota?

Sou um símbolo para as crianças... e serei sempre jovem. Um bocadinho como o Peter Pan, lembra-se?

Estou a ver que é um hipopótamo com muita memória e algo saudosista. As novas tecnologias e as modernices do século XXI atraem-na?

Confesso que nos últimos tempos tenho utilizado muito a nova aplicação Popofun para iPhone e iPad, que este Natal traz novos jogos e muita, muita animação.

Falando um pouco do seu sucesso, que é inegável, já foi assediada por algum canal de televisão para assinar um contrato de exclusividade?

Eu gosto muito de dar espectáculos e de fazer programas que as crianças possam assistir. Se isso acontecer, onde quer que seja, é perfeito para mim!

Mas onde acha que se sentiria mais confortável: nas manhãs da RTP, da SIC ou da TVI?

Numa manhã com muitas crianças à minha volta e muitos sorrisos.

Como foi parar a este mundo?

Desde pequena que gosto de música e que sonhava com a magia do mundo do espectáculo. Adorava enfeitar-me com vestidos, colares, pulseiras... Costumava fazer pequenas actuações todos os dias a caminho da escola...

Então foi assim que tudo começou... Recorda-se do seu primeiro casting?

Sim, foi para um filme e consegui o papel principal no musical Popota Poppins. Foi inesquecível...

Vamos lá ser sinceras: este ano, a Popota destronou completamente a Leopoldina. Continuam amigas? A verdade é que a Leopoldina tem uma figura bem mais esbelta que a sua.

A Leopoldina e eu somos duas mascotes queridas pelas crianças, quer pelo reconhecimento a nível nacional, quer pelo carinho que sentimos dos portugueses. Ao longo dos últimos anos, ambas temos procurado proporcionar diferentes momentos de diversão e de passagem de valores de partilha e solidariedade pela nossa associação a importantes projectos de responsabilidade social. Este ano, a Leopoldina aceitou incluir na Missão Sorriso a vertente de apoio aos idosos, ficando mais focada nas acções de solidariedade social e, eu com mais tempo para a vertente da animação da pequenada. Como sabem este Natal, a minha tour passa em várias lojas Continente de norte a sul do País. Enfim, ambas existimos para proporcionar os melhores momentos de felicidade aos portugueses. Por isso, seremos sempre amigas e uma equipa comprometida com as famílias e as crianças.

É uma mulher apaixonada? Não me diga que sim, mas que só pela vida...

(risos) Sou apaixonada pelas crianças! Isso sem dúvida... A maior alegria que posso ter é vê-las sorrir!

Mas e o seu coração, como está de amores?

Neste momento, concentrado em terminar a minha tour, que percorre o País de norte a sul até hoje. Tenho recebido tanto abraços e carinho por parte das crianças... É a melhor recompensa!

Não nega que o Tony Carreira é especial para si...

O Tony é um amigo de longa data e, tal como eu, vive do carinho e do afecto das famílias portuguesas. Temos isso em comum.

Tem muitos pretendentes?

Tenho muitos fãs...

Com que idade deu o seu primeiro beijo?

Neste momento devo estar ainda mais cor-de-rosa... Sinto-me a corar...

Já vi que é envergonhada. Vamos mudar então de assunto. Como se sente por ser a primeira mascote agenciada, no caso pela Glam, em Portugal?

É engraçado... toda a equipa tem sido fantástica e o sucesso da digressão deste ano é prova disso. Sou uma mascote com sorte!

Imagino que o dia-a-dia de uma celebridade como a Popota seja repleto de trabalho, não é?

Ensaio muitas vezes por dia. Dou sempre o meu melhor para estar à altura das expectativas das crianças que assistem aos meus espectáculos. O trabalho é tão gratificante que não me posso queixar. E claro que tento sempre ter tempo para estar um pouco com a minha família e com os meus amigos!

Quando a vemos em televisão, surge quase sempre com vestidos diferentes e a sua postura é sempre muito sexy. É vaidosa?

Sou muito! Gosto muito de vestidos, acessórios...

O que dizem os seus pais do seu sucesso?

Estão muito contentes porque sabem que sou feliz no meio das crianças.

Que conselhos lhe deram quando decidiu enveredar por este mundo?

Deram-me sempre o essencial: muito apoio!

O que é que eles fazem?

São óptimos pais! São um pouco reservados, por isso prefiro não falar muito desse assunto...

Buraka Som Sistema, Shakira, Jennifer Lopez serviram de inspiração para os seus temas. Já disse que quando era criança ouvia Madonna. A sua música preferida é a pop?

Gosto um pouco de tudo!

O que acha que a Jennifer Lopez diria da sua versão da música On the Floor?

Acho que iria gostar e que ficaria contente, principalmente se estivesse junto das crianças e as visse a dançar a coreografia!

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt