Ponte desmantelada após a época balnear
Está para breve o desmantelamento da ponte móvel que liga Leça da Palmeira a Matosinhos. As obras arrancaram em Junho e visam a substituição por uma estrutura mais ligeira que - devido à utilização de um moderno sistema hidráulico - vai poder abrir e fechar com maior rapidez. Com um comprimento de vão de 92 metros, tornar-se-á na quarta maior ponte basculante do mundo.
O prazo de construção previsto é de dez meses, quatro dos mesmos com impossibilidade de trânsito rodoviário e pedonal, entre Leça e Matosinhos. A Administração dos Portos do Douro e Leixões garantiu que, durante este período, providenciará o transporte gratuito de passageiros em autocarro.
A antiga estrutura, já com mais de 40 anos, vai ser demolida, mas não está ainda determinada a data. "Depende do decorrer dos trabalhos mas não será seguramente nos próximos dias para não interferir com a época balnear, preferimos escolher uma altura mais calma em termos de tráfego", explicou ao DN uma fonte da Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários.
O Porto de Leixões congratula-se com uma obra que, segundo os responsáveis contactados, vai "aumentar significativamente a capacidade" daquela infra-estrutura, tornando possível a entrada de navios com maiores dimensões (como é o caso dos Panamax, que podem carregar até 14 contentores atravessados no convés) e "viabilizando o acesso de 75 % da frota mercante na área da carga contentorizada". O projecto surge como necessidade de acompanhar o "desenvolvimento actual do Transporte Marítimo, correspondendo aos requisitos associados às necessidades das Cadeias Logísticas".
A nova ponte móvel representa um investimento de 12,8 milhões de euros (comparticipado pelo programa comunitário POAT - Programa Operacional de Acessibilidades e Transporte) que, para além da intervenção acima referida, prevê o alargamento do canal navegável de 59 para 77,5 metros, o alargamento do tabuleiro e viadutos de acesso e a melhoria dos acessos rodoviários. Está também preconizada a cobertura da faixa pedonal e a instalação de dois elevadores.
Esta intervenção integra o projecto de melhoria de acessibilidades marítimas previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões, juntamente com a empreitada de Estabelecimento de Bacia de Rotação e do Canal de Acesso à Doca número 4 do Porto de Leixões com fundos de doze metros - obra que está em curso desde Outubro de 2005 e tem o final do ano como data prevista para a sua conclusão.