Polícia, afinal, reconhece ferimentos em Aimar e Kardec

No domingo das grandes decisões da Liga 2009/2010, o FC Porto-Benfica (20.15, Sport TV1) concentra toda a tensão. Após um dia quase sem incidentes, ambos os autocarros foram apedrejados na viagem. Benfiquistas Aimar e Kardec foram atingidos por estilhaços.
Publicado a
Atualizado a

- A Polícia de Segurança Pública (PSP) reconheceu afinal que o autocarro da equipa de futebol do Benfica sofreu danos e que dois jogadores sofreram ferimentos ligeiros à chegada ao Estádio do Dragão.
De acordo com fonte oficial do Comando da PSP do Porto, contactada pela Agência Lusa, aconteceu um "apedrejamento" junto ao reduto dos portistas, que provocou "danos na viatura".
Ainda de acordo com a mesma fonte, "dois jogadores sofreram ferimentos ligeiros".
Em declarações à SIC, o subcomissário Marco Almeida havia rejeitado a existência de ferimentos em elementos da comitiva "encarnada", cuja equipa defronta nesta altura o FC Porto, na 29.ª e penúltima ronda da Liga de futebol.
"Não houve quaisquer estilhaços e ninguém ficou ferido. Fizemos tudo de forma a precaver esses incidentes e eles não se verificaram", declarou o responsável da PSP.
Mas, de acordo com a fonte citada pela Lusa, o referido subcomissário "não estava na posse de todos os elementos" na altura em que proferiu as declarações.

- A Polícia de Segurança Pública (PSP) negou que algum vidro do autocarro da equipa de futebol do Benfica tenha sido hoje estilhaçado pelo arremesso de pedras à chegada ao Estádio do Dragão.
Em declarações à SIC, o subcomissário Marco Almeida rejeitou a existência de ferimentos em elementos da comitiva "encarnada", cuja equipa defronta nesta altura o FC Porto, na 29.ª e penúltima ronda da Liga de futebol.
"Não houve quaisquer estilhaços e ninguém ficou ferido. Fizemos tudo de forma a precaver esses incidentes e eles não se verificaram", declarou o responsável da PSP.
Fonte oficial do Benfica tinha adiantado que os futebolistas Aimar e Kardec ficaram mesmo ligeiramente feridos por estilhaços de vidros do autocarro da equipa, que teria sido apedrejado à entrada do recinto dos "dragões".

-- A equipa do Benfica chegou ao Estádio do Dragão cerca das 19.00 e esse foi o momento de maior tensão: o autocarro foi visado por pedras e bolas de golfe, atiradas por adeptos do FC Porto. Quatro vidros ficaram partidos e os jogadores Pablo Aimar e Alan Kardec foram atingidos pelos estilhaços, sofrendo ferimentos na cara - segundo informações avançadas pela assessoria do Benfica. Ainda assim, as feridas, sem gravidade, não devem impedir os jogadores de entrar em campo, frente ao FC Porto.

-- Um carro de reportagem da estação televisiva TVI foi apedrejado, junto ao Estádio do Dragão, e um jornalista foi atingido, sem gravidade. Ao mesmo tempo, um rapaz, de 14 anos, foi detido, por ter bolas de golfe.

-- Perto das 19.00, os adeptos do Benfica, vindos de Campanhã, foram chegando ao Estádio do Dragão. Nessa altura, a comitiva já tinha sofrido as primeiras baixas: dois benfiquistas ficaram feridos sem gravidade, devido a pequenos incidentes com a polícia (uma mordidela de um cão e uma bastonada). E outro apoiante encarnado foi detido, por participação em rixa.

-- O autocarro do FC Porto, que chegou ao estádio às 18.55, também foi apedrejado, na zona da Granja, por um elemento identificado com as cores do Benfica. A informação foi dada à Agência Lusa pela assessoria do FC Porto.

-- Às 18.40, vinte minutos antes do previsto, a equipa do Benfica deixou o hotel Porto Palácio rumou ao Estádio do Dragão. A saída deu-se sem problemas e debaixo dos gritos de apoios das dezenas de adeptos encarnados que se deslocaram ao hotel, na avenida da Boavista. Mas, antes, tinha sido identificado um adepto, que transportava uma caixa de petardos.

-- -- Por volta das 17.30, os adeptos do Benfica (os que vieram de comboio e outros que se lhe juntaram em Campanhã) começaram a sair, pelas traseiras da estação, em direcção ao Estádio do Dragão. As claques foram escoltadas pelas autoridades e a rua de Bonjóia (junta à estação) esteve cortada, para evitar desacatos.

-- Os dois comboios dos 2500 adeptos do Benfica começaram a chegar ao Porto cerca das 17.00, com  20 minutos de atraso (mas sem registo de problemas durante a viagem). Na estação de Campanhã, foram recebidos por cerca de 70 adeptos do FC Porto, mas a presença de um forte contingente policial (sete carrinhas do Corpo de Intervenção) impediu a ocorrência de incidentes.

-- Um dispositivo policial de mais de 750 agentes está mobilizado para manter a segurança em torno do jogo do título.

-- Porém, nas horas antes do clássico, o ambiente é de relativa calma. A equipa encarnada treinou de manhã, no Estádio do Bessa, sem incidentes.

-- O Benfica (73 pontos) só precisa de um ponto para se sagrar campeão nacional de futebol. Se pontuar no Dragão, pode fazer a festa. Os dias que antecederam o clássico foram de alta tensão, com trocas de ameaças entre adeptos dos dois clubes. Ontem, o autocarro do Benfica foi apedrajado na chegada ao Porto.

As contas da jornada 29 da Liga
Atentos ao FC Porto-Benfica estão também os adeptos do Sporting de Braga. O clube minhoto tem 67 pontos, está a seis do Benfica e precisa de ganhar e esperar a derrota encarnada, para ainda sonhar com o título. Por outro lado, a vitória bracarense também pode selar o apuramento para a Liga dos Campeões - o FC Porto, 3.º (62) está a cinco pontos de distância.

Os outros jogos da jornada 29 da Liga - todos às 20.15 - também vão ajudar as esclarecer as principais dúvidas na tabela classificativa. O Sporting (45 pontos) recebe a Naval (transmissão televisiva na RTP1) e só precisa de empatar para garantir o 4.º lugar.

O V. Guimarães (40) até pode garantir a Europa (5.º lugar) se ganhar ou empatar no terreno do Rio Ave. Mas há mais três clubes na corrida: Nacional (37, visita a Académica), Marítimo (35, recebe o V. Setúbal) e U. Leiria (35, vai ao campo do despromivdo Belenenses).

Na fuga à descida de divisão, o jogo decisivo é o Olhanense-Leixões. Os matosinhenses (21 pontos) estão obrigados a vencer, para não descerem já hoje. Qualquer outro resultado garante a manutenção dos algarvios... e do V. Setúbal (ambos com 25 pontos).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt