Pokémon Go: truques para chegar mais longe

Dicas para melhorar a sua performance no jogo e subir de nível mais rapidamente
Publicado a
Atualizado a

Menos de um mês após o lançamento do jogo Pokémo Go, com a sua generalização em todo o mundo, e depois de ter sido noticiado que alguém já tinha completado o jogo Pokémon Go, o nível de competitividade entre os jogadores aumentou.

Há já vários guias que explicam como começar a jogar e a entender o Pokémon Go mas, quando já tiver dominado os ginásios e as melhores formas de evoluir, vai querer chegar ao topo mais rapidamente.

Aqui ficam algumas dicas, que ajudam a encontrar melhores técnicas para subir de nível:

Desligue a câmara para apanhar Pokémons

Apesar de ser um jogo de realidade aumentada, é mais fácil apanhar Pokémons se desligar esta opção. A realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) permite ver o pequeno monstro sobreposto no mundo à sua volta, captado pela câmara do telemóvel, mas faz com que o Pokémon não pare quieto.

Se desligar a opção RA, o jogo mostra-lhe um cenário gerado computador em que o Pokémon fica parado enquanto o tenta apanhar. Isto facilita o processo quando está a jogar e está em movimento, como a andar de carro ou num transporte público e permite também poupar bateria.

Bolas curvas perfeitas

Atirar bolas curvas ajuda a apanhar Pokémons raros. Para isso tem de clicar na Pokéball no ecrã e fazer um movimento circular com o dedo. A Pokéball vai começar a girar e a emitir faíscas. Depois, tem de lançar a bola no sentido contrário ao que ela está a girar. Se o fizer corretamente, a bola vai formar um arco e acertar em cheio no Pokémon.

Atirar bolas curvas também aumenta o bónus que recebe por apanhar um Pokémon.

Ter muitos Pidgeys pode ajudá-lo a subir de nível

Os Pidgeys são dos Pokémons mais fáceis de encontrar pela cidade. Estes pequenos monstros têm pouco CP (combat power) mas precisam de apenas 12 rebuçados para evoluir para o Pidgeotto, e essa evolução dá normalmente mais 500 pontos XP. Com um lucky egg, que duplica o número de pontos de experiência durante 30 minutos, pode ter 1000 XP por cada evolução.

Se tiver muitos Pidgleys e os fizer evoluir a todos em menos de 30 minutos, com um ovo da sorte, pode acumular até 30 mil ou 40 mil XP, o que ajuda a subir de nível.

Pode usar a mesma técnica com vários Pokémons mas usar o Pidgley é a melhor escolha porque é dos monstros mais fáceis de apanhar.

Ter e trocar Pokémons repetidos

Se acumular Pidgleys pode ser bom para si, acumular outros tipos de Pokémons pode ser um desperdício. Troque os monstros repetidos por doces para poder evoluir os outros mais rapidamente. Não deixe de apanhar Pokémons que já tem pois pode sempre lucrar com eles, segundo o Digital Spy.

Calcular o valor dos Pokémons

Os Pokémons não são todos iguais, mesmo quando são do mesmo tipo e estão no mesmo nível. Os monstros têm uma série de valores que influenciam os HP (hit points) e CP (combat power), assim como o nível de energia, que mostra quanto tempo é necessário esperar para fazer um ataque especial.

Estes valores são individuais e não estão muitas vezes visíveis. Só podem ser revelados com cálculos que depois de feitos ajudam a perceber que Pokémons valem a pena evoluir com doces e stardust.

Têm surgido várias aplicações que prometem revelar os valores escondidos dos Pokémons, entre elas a Silph Road, criada pela comunidade Pokémon Go do Reddit. Este medidor de valores individuais ajuda a perceber quais são os melhores Pokémons e aqueles em que vale a pena investir mais tempo e treino.

Há também uma aplicação gratuita para Androids para o mesmo efeito, mas os resultados desta não são tão precisos, segundo uma análise do The Guardian.

Isco para Pokémons

Em vez de gastar o ouro que ganhou durante o jogo em Pokéballs, pense em gastá-lo em incenso e iscos para Pokémons. Sempre que passar por uma PokéStop vai receber novas Pokéballs. Ter incenso e outros pequenos iscos para Pokémons na mochila aumenta a probabilidade de atrair novos monstros e apanhá-los. O incenso chama Pokémons para a sua localização em 30 minutos.

Razz Berries para Pokémons raros

Usar Razz Berries, assim como Great e Ultra Balls, ajuda a apanhar aqueles Pokémons mais raros ou com mais CP (combat power).

Mesmo que não acerte no Pokémon com a Razz Berrie, este elemento acalma os monstros e aumenta a probabilidade de os apanhar na próxima tentativa.

Evoluir (bem) o Pokémon Eevee

Este Pokémon é um dos mais poderosos do jogo e tem três formas finais diferentes, após todas as evoluções - a de fogo Flareon, a de eletricidade Jolteon e a de água Vaporeon. Embora sejam todas fortes, a forma final Vaporeon é a mais poderosa em ataques e defesas.

Para escolher que Eevee evolua para uma determinada forma, tem de mudar o nome do Pokémon para o nome de um dos seus irmãos que apareceram nos desenhos animados. Se der o nome de Pyro a Eevee ele evolui para o Flareon, se der o nome de Sparkly ele evolui para o Jolteon e se der o nome de Rainer, Eevee torna-se o Vaporeon.

Se não fizer nada, Eevee evolui aleatoriamente e não pode escolher a forma final.

Mapas de Pokémons

Foram criados também nos últimos tempos mapas e aplicações que ajudam a encontrar Pokémons pela cidade. Um desses mapas é o PokéVision, que ajuda a localizar os monstros que estão à sua volta. Outro é o Poké Live, para Android. Há ainda a aplicação Poke Radar, Helper for Pokémon Go, a aplicação para Windows Phone Find'Em All e o site Pokecrew.

Pode também escolher procurar só um certo tipo de Pokémons, como os mais raros, e aumentar ou diminuir a área de procura, se não se importa de ir para mais longe.

Alertas de Pokémons fora da aplicação

A Nintendo criou uma pulseira que o avisa quando há um Pokémon por perto. Assim, pode apanhar os monstros sem ter de estar sempre a olhar para o telemóvel. A pulseira Pokémon Go Plus só está disponível na loja oficial da Nintendo e custa 39.99 euros.

O dispositivo ainda não foi lançado mas a pré-encomenda está esgotada em todo o mundo. A pulseira só deverá ser vendida em setembro.

Para andar, deixe o telemóvel ligado em cima da mesa

Para chocar ovos tem de andar e acumular quilómetros, mas se não pode fazê-lo facilmente há outra forma: se deixar o jogo ligado em cima de uma mesa as pequenas variações na localização fazem com que acumule metros que no final do dia podem chegar a meio quilómetro.

O número de quilómetros que tem de andar para chocar um ovo varia conforme o Pokémon.

[twitter:755220216758480896]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt