Playboy TV querseduzir mulheres
Durante os seus quase 30 anos de vida, o slogan da Playboy TV foi "Entretenimento para Homens". Uma realidade que deixará de existir com a aposta recente do canal erótico pago para atrair telespectadoras do sexo feminino.
A estação de televisão anunciou a estreia de TV for 2 (TV para dois), um espaço de programação pensado para ser experienciado por homens e mulheres ao mesmo tempo. A ideia de as mulheres se juntarem em casa aos homens para assistir à oferta do canal já vinha sendo estudada há algum tempo e agora começa a ganhar forma.
"O sucesso da série O Sexo e a Cidade foi um dos pontos de partida para este projecto e uma das razões que levaram a empresa Playboy a perceber que as mu- lheres também se sentem atraí-das por programação sexual, desde que esta seja feita a pensar nelas", afirmou Gary Rosenson, vice-presidente da Playboy TV.
"As mulheres querem programas que não sejam foleiros, em que as cenas de sexo fazem parte íntegra da narrativa. Querem ver corpos na TV que se assemelhem aos das pessoas comuns e não cirurgicamente melhorados", acrescentou ainda um dos responsáveis pelos conteúdos do canal de TV.
A nova grelha passa por suavizar os conteúdos que estarão inseridos no TV for 2, que deverá ocupar em breve as noites do fim-de-semana. Quer isto dizer: mostrar menos nudez sem fundamento e explorar mais as relações interpessoais. Um dos programas deste novo espaço é Brooklyn Kinda Love, um reality show a estreado na semana passada, e que está a seguir o dia-a-dia de quatro casais, incluindo um lésbico. Nesta série da TV real, são explorados problemáticas das relações, sexo incluído, claro.
"Queremos assistir à honestidade do amor e de uma relação amorosa. Acho que é isso que interessa ao público, é o que eles também querem ver", afirmou Rosenson, sobre o novo reality show.
Para esta nova reformulação na grelha, o canal da Playboy trabalhou lado a lado com Sharon Lee, uma analista e socióloga especializada em tendências culturais. "Testei a maior parte da nova programação da Playboy TV com vários casais norte-americanos. Mais de 70% afirmaram que o facto de assistirem juntos a estes programas funcionou como um catalisador para revitalizar as suas vidas sexuais. A grande maioria concordou que esta nova programação promove uma maior abertura, sinceridade e capacidade de comunicação sobre a temática do sexo entre um casal", afirmou Lee.
O projecto inédito na Playboy TV já fez surgir alguns comentários nos EUA. "A Playboy tem vindo a usar as mulheres como objectos sexuais durante décadas. Penso que é interessante e reconfor- tante, depois deste tempo todo, ver que a Playboy finalmente reconheceu que as mulheres também têm vidas sexuais, que também são gente", confessou Erin Matson, a vice-presidente da Organização Nacional das Mulheres.
Já Shari Anne Brill, uma comentadora de televisão, sugeriu que o canal mudasse de nome, para ir ao encontro da nova oferta. "Talvez Playful Channel [Canal Brincalhão] seria melhor", disse.
Outras das apostas de TV for 2 é Swing, onde casais vão assistir a encontros de troca de casais. "Eles não vão lá para trocar, vão lá para se tornarem mais sexy com os seus parceiros", afirmou Rosenson. Em Sex Dream Makeover, outra das novidades da grelha da Playboy TV, especialistas em relações humanas e amorosas dão conselhos "para os casais apimentarem a sua vida sexual".
A Playboy TV foi lançada em 1982 e, desde então, é a líder no segmento. Estendeu-se entretanto a dezenas de países, espalhados por todos os continentes. Portugal não é excepção.