Plataforma para energia das ondas fundeada na Almagreira

A versão pré-comercial do WaveRoller, desenvolvido por uma empresa finlandesa para a produção de energia a partir das ondas, é hoje fundeada na praia da Almagreira, no concelho de Peniche.
Publicado a

Os três módulos de produção de energia -- de 100kW cada - para o projeto Wave Roller, que chegaram aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), a 2 de janeiro, vão ser rebocados até à praia da Almagreira, a norte do Baleal, onde serão fundeados e preparados para produzir energia a partir do movimento das ondas.

A tecnologia criada pela empresa finlandesa AW Energy tem estado a ser desenvolvida desde 2009, no âmbito de um projeto-piloto, depois de o equipamento pioneiro (com pás que oscilam debaixo de água com o movimento das ondas) ter sido testado pela primeira vez, a nível mundial, na praia da Almagreira, em 2007.

Três dos componentes do projeto foram fabricados em Kotka, na Finlândia, tendo ficado os restantes blocos, os trabalhos de montagem final e a preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar, a cargo dos Estaleiros Navais de Peniche.

Através de pás flutuantes que acompanham o movimento das águas, a tecnologia é capaz de captar energia para depois ser transformada em eletricidade.

O objetivo dos promotores passa por criar na praia da Almagreira um grande parque mundial de energia das ondas e entrar numa fase de exploração comercial do projeto com uma potência instalada entre os 50 e os 100 megawatts (MW).

De acordo com a câmara de Peniche, as manobras de reboque da plataforma deverão iniciar-se entre as 08:30 e as 09:00, nos Estaleiros Navais de Peniche.

A chegada do "WaveRoller" à praia da Almagreira, a cerca de cinco milhas de distância, está prevista para cerca de três horas mais tarde.

"Uma vez no local proceder-se-á à recolha e ligação do sistema de amarração e, for fim, proceder-se-á ao lento afundamento da estrutura", informa a câmara em nota à imprensa.

Diário de Notícias
www.dn.pt