Plano de Paisagem de Paredes Coura apontado como exemplo no Conselho da Europa
Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o Plano de Paisagem das Terras de Coura vai ser apresentado durante os trabalhos da 19.ª reunião do Conselho da Europa sobre "A implementação da Convenção Europeia da Paisagem ao nível local: a democracia local", que vai decorrer entre 05 a 07 de setembro na cidade de Brno, na República Checa.
"A nossa paisagem é de uma riqueza inestimável e património único. Até para o turismo. Quem não compreende isto, não compreende o futuro", afirmou o presidente da Câmara Vítor Paulo Pereira, citado naquela nota, adiantando tratar-se de "uma ferramenta que permitirá conciliar os interesses do desenvolvimento com os interesses da gestão e da proteção".
O Plano de Paisagem das Terras de Coura, que incide sobre as características de paisagem de seis freguesias, "constitui um projeto-piloto a nível nacional, na aplicação da Convenção Europeia da Paisagem ao nível municipal" e resultou de candidatura efetuada pelo município aos fundos comunitários do Norte 2020.
Aquele plano "visa a definição de Unidades de Paisagens que caracterizam o território de Paredes de Coura, assim como a definição dos seus objetivos de qualidade, terminando com a elaboração de um Programa de ações, projetos e medidas de proteção, gestão e ordenamento para as Unidades de Paisagem".
Segundo aquela autarquia, "o processo conta, em todas as fases, com o envolvimento da população, contribuindo para a sua perceção sobre a paisagem local".
"Paredes de Coura não é só o primeiro município do país a elaborar um Plano de Paisagem, como a participação pública teve grande envolvimento da população, nomeadamente, da comunidade escolar".
Em 2015, aquele plano foi escolhido para representar Portugal no fórum Internacional sobre a 'Paisagem do Sudoeste Europeu', organizado pela Civilscape e Evolving Landscape, que decorreu no Museu de Serralves, no Porto.
A elaboração do Plano de Paisagem Terras de Coura conta com a parceira da Valminho Florestal - a única Organização Não Governamental (ONG) portuguesa que integra a Civilscape, o Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e uma empresa do setor turístico, Leiras do Carvalhal.