PJ conclui investigação ao Futebol Clube de Felgueiras
A Polícia Judiciária de Braga (PJ) já concluiu a investigação às relações entre a Câmara Municipal de Felgueiras e o clube local durante o mandato de Fátima Felgueiras. Em causa estarão apoios concedidos pela autarquia no valor de quatro milhões de euros, que poderiam passar por, além de dinheiro, doações de terrenos e loteamentos. A ex-autarca também estará envolvida neste processo mas, por ainda se encontrar no Brasil, não foi formalmente constituída arguida.
Esta foi uma das investigações autónomas que nasceram após a dedução da acusação do chamado processo do "saco azul", cujo início do julgamento está agendado para Outubro. Os resultados da investigação ao Futebol Clube de Felgueiras foram remetidos para o Ministério Público de modo a ser deduzida ou não a acusação contra dez pessoas constituídas arguidas nos autos, entre as quais contam-se ex-vereadores e antigos dirigentes do Futebol Clube de Felgueiras, indiciados por crimes de corrupção, peculato e participação económica em negócio.
Ferreira Torres. Entretanto, o ainda presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, foi constituído arguido pela Polícia Judiciária do Porto no âmbito de uma investigação sobre alegados crimes de peculato e gestão danosa. Este novo inquérito surge após Ferreira Torres ter já sido condenado no tribunal do Marco de Canaveses por crimes de peculato e peculato de uso (o autarca aguarda uma decisão do Tribunal da Relação do Porto ao recurso que apresentou).
Durante as investigações, os inspectores da Secção Regional da Criminalidade Económica do Porto terão detectado um conjunto de movimentações financeiras entre empreiteiros, contas bancárias da autarquia, da chefe de gabinete, Assunção Aguiar, e do ex-vereador Lindorfo Costa num total de 4,5 milhões de euros. Interrogados pela PJ, os empreiteiros terão afirmado que tais quantias seriam empréstimos pessoais.
Hoje, o candidato independente à Câmara de Amarante promete esclarecer as situações relacionadas com o Marco de Canaveses numa conferência de imprensa.