PJ caça 28 milhões em dinheiro sujo
O relatório de atividade desenvolvida em 2013, ao qual o 'Jornal de Notícias' teve acesso, revela a suspensão de 37 operações que envolviam 20,6 milhões de euros e 10,1 milhões de dólares, por suspeita de branqueamento de capitais e crimes subjacentes. As suspeitas foram levantadas pelas entidades, a maioria delas bancárias, onde os presumíveis criminosos eram clientes.
Estes alertas fazem parte do conjunto de 7554 comunicações, que levaram a Unidade de Informação Financeira, liderada por Mariana Raimundo, a abrir 954 averiguações e a confirmar suspeitas em 446.
Entre os casos detetados, o Jornal de Notícias destaca o de Manuel Fernández de Sousa-Faro, ex-presidente da multinacional Pescanova, apanhado quando tentava dissipar quatro milhões de euros da empresa.