Pixar aponta para os céus no seu décimo filme
Foi Toy Story - Os Rivais, realizado por John Lasseter em 1995, que apresentou a Pixar ao grande público. De então para cá, os estúdios norte-americanos não pararam de produzir novos êxitos de público e crítica. Up - Altamente!, de Pete Docter, é a décima longa-metragem de animação da Pixar, a primeira em 3D digital, e o seu mais recente sucesso. Apesar de ainda não se ter estreado em muitos países (hoje chega a Portugal), já fez cerca de 260 milhões de euros nas bilheteiras internacionais, e no site agregador Rotten Tomatoes reúne 97% de críticas positivas.
Hoje, o êxito do filme é uma certeza. Mas em Maio, quando se estreou nos EUA, houve quem duvidasse do seu potencial. Na altura, um artigo publicado pelo The New York Times fez eco das preocupações de alguns agentes de Wall Street e de vários retalhistas. Isto porque um viúvo rezingão de 78 anos seria pouco apelativo para os mais novos. Nada de novo. Os mesmos analistas duvidaram do apelo de um rato numa cozinha (Ratatui) ou de um épico ecologista e futurista com poucos diálogos (Wall-E). E, como tinha acontecido em ocasiões anteriores, enganaram-se.
Up - Altamente! conta a história de Carl Fredricksen (interpretado pelo veterano Ed Asner, na versão original), um septuagenário que, na iminência de ir para o lar, decide cumprir um sonho de infância e viajar à descoberta da América do Sul. Para tal, prende milhares de balões à casa onde morou com a sua falecida mulher, com quem durante 70 anos partilhou a ambição de descer o continente, em busca de aventura. Não contava porém com Russell, espécie de escuteiro de oito anos que o vai acompanhar contra a sua vontade. Como seria de prever, esta relação e a sua evolução encontram-se no centro da narrativa.
Num primeiro momento, esta fantasiosa premissa faz lembrar o japonês Hayao Miyazaki e o seu Laputa: Castle in the Sky (1986). Mas, quando os protagonistas chegam à selva sul-americana, começam a notar-se outras influências: as aventuras cinematográficas que o realizador norte-americano cresceu a ver, como por exemplo a saga Indiana Jones. Para lá da acção, na Venezuela é também abordada a relação entre os mais novos e os seus heróis, quando Carl é obrigado a confrontar Charles Muntz, o seu ídolo.
Uma nota para Parcialmente Nublado, a "curta" que, como é tradição da Pixar, precede este Up - Altamente!, e que se centra num grupo de cegonhas que vai buscar os bebés, fabricados nas nuvens, para os entregar às respectivas famílias.