Pistons e Heat prontos a destronar Spurs

Publicado a
Atualizado a

idade: 29 peso: 117,9 kg

altura: 2,11 m

pontos fortes: Jogador completo, um líder fora e dentro do campo após a reforma do "almirante" Robinson

Inevitavelmente, os San Antonio Spurs são a equipa a abater na nova época da NBA, que começa esta madrugada. Os texanos não só são os campeões em título, como nos últimos sete anos venceram três campeonatos. A mesma marca que os Lakers, mas as diferenças são grandes, pois enquanto os Spurs foram fortalecendo o conjunto, a equipa de Los Angeles sucumbiu aos egos das suas estrelas. Pistons (campeões em 2003/04) e Heat apresentam-se como os principais candidatos a destronar os Spurs, mas na NBA as aparências podem iludir.

Mantendo a máxima de que em equipa que ganha não se mexe, melhora-se, em San Antonio a política não se alterou. Tim Duncan, Ginobili, o veterano Robert Horry, Tony Parker contam agora com dois reforços importantes Michael Finley (ex-Dallas) e Nick Van Exel (ex- -Portland). Mas seria um erro falar em supremacia dos Spurs, quando em Miami os Heat adicionaram à sua formação jogadores que podem dar a experiência necessária para concretizar o sonho do primeiro título, que na época passada acabou com a derrota na final da conferência Este.

Shaquille O'Neal tornou uma equipa que ficava feliz por uma presença nos playoffs numa candidata ao ambicionado troféu. Os recém--contratados Gary Payton, Antoine Walker (ambos ex-Celtics) e Jason Williams (ex-Memphis) conferem a Miami o estatuto de uma equipa mais equilibrada.

Uns Pistons de orgulho ferido (perderam na final ante os Spurs) começam uma nova era. Larry Brown - venceu a Liga em 2003/04 - trocou Detroit por Nova Iorque, e o seu sucessor, Flip Saunders, tem a missão de continuar o excelente trabalho. Jogadores de qualidade não lhe faltam Ben Wallace, Rasheed Wallace, Hamilton, McDyess, Billups...

Um trio de respeito. No entanto, a atenção centra-se em Los Angeles. O regresso de Phil Jackson aos Lakers após um ano sabático foi uma das novidades do defeso. O treinador com mais títulos (nove), a par de Red Auerbach, saiu após ter entrado em rota de colisão com Kobe Bryant. A vedeta indomável levou à destruição dos Lakers, que no ano passado nem estiveram nos playoffs, mas que este ano receberam com agrado Phil Jackson.

Sendo a NBA um campeonato que beneficia o espectáculo, através da maior competitividade, é de esperar que mais formações revelem as suas credenciais. Rockets, Suns, Mavericks, Nets, Kings, Knicks, Sixers, Timberwolves, Cavaliers e a sua estrela LeBron James, de quem se prevê ser uma das grandes figuras da temporada, todos podem ter uma palavra a dizer.

Pistons e Heat prontos a destronar Spurs

Foi MVP (Most Valuable Player, jogador mais valioso) da época regular em 2002 e 2003 e MVP das finais da NBA em 1999, 2003 e 2005 (apenas mais três basquetebolistas conquistaram a distinção em três ou mais ocasiões), tendo vencido o campeonato nesses mesmos anos. É o único jogador que figurou na melhor equipa da temporada e na melhor formação defensiva.

Ficha desportiva

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt