Pilotos virtuais também competem no Circuito Internacional de Vila Real
Enquanto no circuito de decorrem as qualificações para a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), dentro do centro comercial outros conduzem nas pistas dos simuladores que fazem parte da recente competição virtual da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o "eSports WTCC Championship 2017".
Aqui a competição também pode ser a sério, mas a maior parte destes corredores virtuais apenas quis "sentir" a adrenalina de conduzir um carro de competição.
André Paradinha, de 18 anos, foi um dos que se sentou no simulador para "ter uma experiência da vida de piloto".
"Em algumas curvas não correu assim tão bem, mas de resto até foi mais ou menos. Gostei", afirmou à agência Lusa.
O adepto das corridas de automóveis explicou que, através dos simuladores, "dá para sentir a emoção da competição".
Manú Mateus, de 17 anos, também gostou da experiência virtual. "É uma adrenalina porreira, é fixe. Parece mesmo que é um carro de corrida, até no barulho e na dificuldade", salientou.
Nesta viagem virtual, Manú saiu duas vezes de pista e as duas vezes na mesma curva.
"Não é assim tão fácil como parece", frisou.
Também Luís Tavares, de 16 anos, quis experimentar um dos simuladores e disse que foi uma experiência "nova e boa". "Correu um pouco mal, saí muitas vezes de pista. A maior dificuldade foi nas curvas", contou.
Francisco Mora é piloto profissional e classificou a experiência virtual como "engraçada". "É diferente do real, mas, para quem nunca experimentou, dá para sentir o que é um carro de corrida. Não temos as forças que temos dentro do carro, mas dá para perceber mais ou menos o que é", referiu.
Neste fim de semana, Francisco Mora veio do Porto para assistir às corridas, mas daqui a 15 dias já entra na competição real e oficial.
O campeonato virtual oficial do WTCC pode colocar os corredores virtuais de carros de turismo a disputar com os pilotos do WTCC. Os 16 melhores pilotos serão convidados a participar numa corrida ao vivo no local.
A edição 2017 do Circuito Internacional de Vila Real realiza-se em dois fins de semana.
Neste primeiro, realizam-se o WTCC, o European Touring Car Cup, o Campeonato Nacional de Clássicos de Circuitos até 1300 e Campeonato Nacional de Clássicos de Circuitos mais de 1300, nos quais estão inscritos cerca de 100 pilotos.
Depois, de 08 a 09 de julho, o circuito regressa com uma categoria internacional de fórmulas em Vila Real, com a vinda da Fórmula 4, acompanhada pelo TCR Ibérico (onde se inclui o Campeonato Nacional de Viaturas de Turismo), o Campeonato Nacional Legends, o troféu Super 7 by Kia e um Festival de Motos.
A organização do evento envolve a autarquia local, o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.