Peugeot investe 4,5 milhões em nova sucursal em Oeiras

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No ano em que comemora o seu 10.º aniversário, a Peugeot Portugal vai investir 4,5 milhões de euros numa segunda sucursal, em Oeiras, dirigida ao retalho, anunciou o administrador-delegado da empresa, Rafael Prieto.

O edifício vai seguir o conceito Blue Box, o novo padrão de imagem da rede de concessionárias da marca francesa, e reunirá, numa área superior a cinco mil metros quadrados, as actividades de vendas de veículos de passageiros e comerciais, novos e usados, dispondo também de um centro de ensaios aberto ao público. A nova empresa vai criar mais 50 postos de trabalho, a somar aos 205 que a Peugeot Portugal mantém actualmente. O objectivo é vender 800 a 1000 veículos por ano.

Desde que passou a assegurar directamente a importação de veículos para o mercado nacional, com a criação, em 1995, da Peugeot Portugal, o montante dos investimentos no País é já de 16,5 milhões de euros, salientou Rafael Prieto, num encontro com a comunicação social.

A empresa, que ocupava então a sexta posição no ranking do mercado automóvel nacional de ligeiros de passageiros e comerciais, obteve pelo segundo ano consecutivo, em 2004, o segundo lugar, com 29 014 veículos comercializados e uma quota de mercado (10,8%). Ao longo destes dez anos de "crescimento sustentado", o volume de negócios da empresa "praticamente quadruplicou", saltando de 135 milhões de euros, em 1995, para 416 milhões, em 2004, e o número de empregados duplicou no mesmo período, passando de 108 para 205, acrescentou Rafael Prieto.

As previsões da Peugeot para 2005, e na perspectiva de um mercado total em torno das 285 mil unidades, mantêm-se sensivelmente em linha com o comportamento do ano passado, "numa lógica de continuidade do crescimento sustentado, mas sem grandes aumentos de vendas ou de penetração", lembrou. "O objectivo é consolidar a nossa posição acima dos 10% de mercado", afirmou.

Para assegurar a penetração no mercado de particulares, onde a situação é mais difícil, a marca conta com o lançamento na Primavera do primeiro automóvel da "série mil" o Peugeot 1007. Ainda no primeiro semestre, arranca também a comercialização do topo de gama 607, remodelado e com um novo motor V6 2.7 HDI. Já no mercado das empresas, a aposta passa pelo lançamento de um novo produto, de gestão de frotas, o Peugeot Renting, destinado às PME.

Recordando que o primeiro automóvel Peugeot entrou em Portugal em 1897 e que a primeira garagem da marca francesa no País foi inaugurada em 1905, com a presença do rei D. Carlos, Rafael Prieto assinalou o desenvolvimento da rede de distribuição Peugeot, que conta hoje com 40 concessionários e 66 oficinas autorizadas.

"Os últimos anos constituíram igualmente um período de fortes investimentos da rede de distribuição, que acreditou na nossa estratégia" - 57 milhões de euros desde 1999. Dos 40 concessionários, 26 já estão padronizados pela nova imagem da marca, sendo este o índice actualmente mais elevado em toda a Europa", reforçou o administrador-delegado da Peugeot Portugal. Em 2004, a rede da marca francesa em Portugal representou, na sua totalidade, um volume de negócios de 618,78 milhões de euros e 1893 empregos.

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