Peugeot 2008 renovado na estética e na eletrificação
\u2028Autêntico best-seller para a Peugeot, o 2008 foi o automóvel mais vendido em Portugal ao longo dos dois últimos anos, valendo-se de atributos de funcionalidade, estilo e tecnologia para ganhar a preferência de muitos condutores portugueses. Além disso, é também um dos modelos mais importantes a nível europeu, sendo que uma quota-parte deste sucesso se deve ao desempenho comercial do E-2008, a variante 100% elétrica que já leva mais de 75 mil unidades produzidas. A versão sem emissões locais do 2008 foi, inclusivamente, responsável por 17,4% das vendas do modelo em 2022, garantindo um lugar no top três das vendas de B-SUV 100% elétricos na Europa. Assim se explica, de forma muito sucinta, a relevância do 2008 e, mais concretamente, do E-2008, agora agraciado com novidades na motorização, no desenho e na tecnologia a bordo.
Nesta atualização de meio de ciclo, não se tratando de uma geração inteiramente nova, o 2008 mantém os traços gerais, nomeadamente em termos de dimensões e proporções. Porém, a equipa de design da marca francesa quis reforçar o carácter do 2008, elevando o seu estatuto SUV com uma nova frente e uma nova assinatura de iluminação dianteira caracterizada por três garras de luz verticais, integradas nas inserções em preto brilhante do seu para-choques. Como novidade, pode receber ilumimação 100% LED nas versões GT, para uma assinatura frontal exclusiva. A dianteira recebe ainda o novo emblema da "Peugeot" e uma redefinição da grelha que se "une" aos faróis e para-choques, conferindo uma sensação de maior largura.
Na traseira, as alterações são mais discretas, notando-se agora a denominação "Peugeot" a toda a largura do portão da bagageira e os novos farolins com LED que reinterpretam as emblemáticas três garras que têm sido imagem de marca dos automóveis da Peugeot. Existem ainda novas cores de carroçaria e novos designs de jantes, entre as 16 e as 18 polegadas, a par de novas cores para o "lettering" do modelo. Por exemplo, o E-2008 apresenta um emblema "E" em misto "Azul Dichroic" e branco.
\u2028Por dentro, o renovado 2008 também beneficia de uma modernização do sistema i-Cockpit referente à instrumentação, continuando a ser um dos elementos distintivos da Peugeot e um dos seus argumentos de venda. A sua modernização para o renovado 2008 (e, claro, para o E-2008) representa a necessidade de estar em sintonia com os desejos de um mercado cada vez mais adepto da digitalização e da simplicidade de operação. Desta forma, o i-Cockpit revela um novo design para o painel de instrumentos digital, posicionado ao nível dos olhos, nos níveis Allure e GT. Na versão topo de gama GT, dispõe ainda de visualização 3D, considerada mais segura por melhorar a atenção do condutor em caso de alerta.
Todas as versões estarão equipadas de série com ecrã tátil de 10 polegadas (até aqui de 7 polegadas nos dois primeiros níveis de equipamento). Pode ser utilizado para controlar as funções de rádio e telefone (versão Active de entrada) ou a mais recente geração dos sistemas de infoentretenimento através do sistema i-Connect e i-Connect Advanced.
\u2028No renovado 2008, o destaque vai para o reforço da eletrificação, sobretudo através da inclusão de uma nova versão elétrica, com motor de 115 kW/156 CV e bateria de 54 kWh, combinação que permite prestações melhoradas, mas também autonomia de 406 km, valor superior aos 345 km da versão que existia até aqui, com motor de 100 kW/136 CV e bateria de 50 kWh. A Peugeot não irá substituir esta versão, porém, mantendo-a como "porta" de acesso à mobilidade elétrica, prevendo-se a sua chegada ao mercado em fevereiro do próximo ano. Já a nova versão elétrica está disponível em agosto. Podendo carregar a um máximo de 100 kW (CC), é possível repor de 20 a 80% da bateria em 30 minutos.
Também no âmbito da eletrificação, o novo 2008 terá versões Hybrid 48 V, compostas por um motor 1.2 PureTech de nova geração com 136 CV, em associação a uma nova caixa eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades, a qual inclui um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixos regimes e um consumo de combustível inferior até 15%. Adicionalmente, a gama do novo 2008 terá ainda opções exclusivas a gasolina de 100 e de 130 CV e Diesel de 130 CV.
A gama do novo 2008 distribui-se por três níveis de equipamento, Active, Allure e GT, sendo que a variante de série se destaca já por elementos como a assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático e ecrã tátil central de 10 polegadas.
Os preços arrancam nos 26.040€ para a versão 1.2 PureTech 100 CV Active. Já os elétricos começam nos 39.690€ no caso da versão com motor de 136 CV, enquanto o novo E-2008 de 156 CV tem um preço base de 40.690€.
(pjunceiro@globalmediagroup.pt)