Peru desafia Venezuela ao asilar opositor de Chávez
O Presidente peruano, Alan García, defendeu ontem a decisão do seu Governo de conceder asilo político ao líder opositor venezuelano Manuel Rosales. Segundo García, era um "dever" do país para com uma pessoa que se disse "ameaçada".
"Temos uma posição de amizade com o Governo da Venezuela. É um Governo nascido nas urnas, ninguém pode negar o seu carácter popular. Não queremos que nenhuma circunstância altere a nossa boa relação", destacou García. A Venezuela chamou, entretanto, o seu embaixador em Lima para consultas, num sinal de protesto contra o asilo político concedido segunda-feira a Rosales, líder da oposição na Venezuela. De acordo com o comunicado da diplomacia venezuelana, a decisão do Peru é "uma violação do direito internacional, um duro golpe à luta contra a corrupção e uma ofensa ao povo da Venezuela". O Governo de Hugo Chávez considera o ex--candidato presidencial um foragido da justiça.
Acusado de corrupção e enriquecimento ilícito, Rosales deveria ter comparecido num tribunal venezuelano no dia 20, mas decidiu abandonar o cargo de presidente da Câmara de Maracaibo, a segunda maior cidade da Venezuela. Alegando ser vítima de perseguição política, chegou ao Peru, com visto de turista, no dia 4 de Abril, mas a sua presença no país só foi divulgada no último dia 19.