Pepe e Manuel Fernandes regressam para os jogos decisivos
Os nomes de Manuel Fernandes e Pepe são as grandes novidades nas escolhas de Luiz Felipe Scolari para os últimos dois encontros da fase de apuramento do Euro 2008 diante de Arménia e Finlândia agendados, respectivamente, para 17 e 21 deste mês de Novembro em Leiria e no Porto (Estádio do Dragão).
O médio do Valência não era chamado há dois anos à equipa principal. Scolari justificou a convocatória do futebolista "pela maneira como pode jogar, num jogo específico, e também pela ausência de um ou outro atleta do meio-campo, com o mesmo tipo de características".
Mas há mais novidades, a começar pelo regresso de Pepe. O luso-brasileiro tinha sido eleito para o duplo confronto com a Polónia e a Sérvia mas uma lesão impediu-o de se estrear. "O Pepe está bem fisicamente, temos mantido contactos semanais. Ele está apto a jogar se for necessário", disse o seleccionador deixando entreaberta a possibilidade de utilizar o defesa merengue somente em caso extremo.
Em comparação com a última lista de convocados saíram Tonel, João Moutinho, estes por opção com a nuance de o médio estar integrado nos sub-21, e os lesionados Duda, Deco e Paulo Ferreira.
Com a manutenção de Makukula, Hélder Postiga continuou de fora, assim como Tiagom que também já não tinha figurado na última chamada.
Questionado sobre uma possível mudança no titular da baliza nacional, dada a boa forma de Quim e os muitos tentos sofridos por Ricardo ao serviço do Bétis, Luiz Felipe Scolari fez uma declaração elucidativa de que pretende manter o actual estado de coisas: "Se entender que o Quim está melhor que o Ricardo, posso colocá-lo, mas os golos que o Ricardo sofre na Liga espanhola não me preocupam."
O calendário apertado nesta altura da temporada não inquieta o brasileiro que faz uma comparação com uma fase menos produtiva em termos de resultados: "Se não nos queixámos que os jogadores tinham poucos jogos em Agosto, vamos queixarmo-nos agora que estão cansados? Estamos em melhores condições que em Agosto." A Arménia e a Finlândia são adversários "com qualidade" e que podem, "conseguir um bom resultado".
Sem saudades do banco, o bem-humorado Scolari diz depositar "total confiança em Murtosa, que está invicto na qualificação".
As últimas palavras de Scolari dirigiram-se a Madaíl e a Luís Figo. O presidente da FPF "mostrou uma vez mais o seu potencial" ao declarar um possível interesse na organização do Mundial 2018. O jogador do Inter de Milão continua a fazer "parte da selecção" e vai regressar mais cedo que o previsto devido à sua "perseverança e boa vontade". |