Pénis num assento do metro causa polémica no México

Iniciativa integra campanha para combater o assédio contra as mulheres
Publicado a
Atualizado a

A iniciativa é, no mínimo, original, mas já conseguiu pelo menos dar uma enorme projeção ao tema. Na Cidade do México foi instalado no metro um assento que reproduz a figura de um homem, um peito nas costas do assento e um pénis na cadeira, acompanhado do aviso "reservado a homens".

A iniciativa insere-se numa campanha que visa chamar a atenção para o assédio que sofrem as mulheres nas suas deslocações diárias. No chão, junto ao assento, pode ler-se: "É desagradável viajar desta maneira, mas isto não é nada comparado com a violência sexual que as mulheres sofrem nas suas deslocações diárias". A campanha tem causado polémica e provocado muitas críticas, mas transformou-se num fenómeno viral.

[amazon:2017/03/mexico_20170331083412]

Num vídeo que faz um pequeno resumo da campanha podem ver-se vários homens a sentar-se no lugar e a levantar-se rapidamente, face ao desconforto, enquanto as mulheres olham com ar de repúdio para o assento. O vídeo termina sublinhando que nove em cada dez mexicanas já sofreu algum tipo de violência nos transportes e conta mais de 700 mil visualizações nos últimos dez dias.

Intitulada "No es de hombres" (Não é de homem) a campanha teve já outras iniciativas igualmente pouco ortodoxas, como exibir nos ecrãs da estação o rabo dos homens que esperavam pelo metro, acompanhado da mensagem "isto é o que sofrem, todos os dias, milhares de mulheres".

[amazon:2017/03/mexico2_20170331083732]

Os transportes públicos da capital do México não são vistos como particularmente seguros para as mulheres, ao ponto de terem sido criadas carreiras de autocarros só para o público feminino, assim como carruagens do metro exclusivamente destinadas a mulheres.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt