Pedrógão Grande: Portugal com fumos negros durante Europeu de equipas de atletismo
Portugal vai disputar na cidade finlandesa de Vaasa, entre sexta-feira e domingo, a Primeira Liga dos Campeonatos da Europa, o que corresponde à segunda divisão, tendo como objetivo, segundo o definido pelos seus responsáveis, a subida à Superliga.
Além desta homenagem às vítimas dos incêndios que têm se verificado nos últimos dias em Portugal, alguns atletas da seleção portuguesa vão marcar presença na terça-feira nos Bombeitos Voluntários de Algés, por volta das 13:30, para entregarem águas, frutas e outros produtos.
O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.
O último balanço dá conta de 63 mortos civis e 135 feridos.
Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.
Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. Em todo o país, os fogos mobilizam um total de cerca de 2.155 operacionais, 666 veículos e 21 meios aéreos.