Pedro Henriques entre os 10 piores árbitros da época

Publicado a
Atualizado a

Arbitragem. O nome de Pedro Henriques, de Lisboa, consta entre os dez árbitros mais mal pontuados de 2007/2008, cuja classificação será conhecida ainda esta semana. Cosme Machado, João Vilas-Boas, Paulo Pereira e Rui Costa são candidatos à descida. Já Carlos Duarte deverá voltar ao primeiro escalão

Juiz de Lisboa com temporada menos positiva

Pedro Henriques, árbitro da Associação de Futebol (AF) de Lisboa, rubricou uma temporada aquém das expectativas e está entre os dez juízes mais mal pontuados na classificação da temporada 2007/2008 que a Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes irá divulgar esta semana, segundo apurou o DN.

O juiz lisboeta, sétimo colocado no ranking respeitante à época 2006/2007, foi protagonista de um ano menos positivo, por comparação com as boas prestações realizadas no passado, pelo que a queda de que será alvo na lista dos 25 árbitros da primeira categoria constitui a nota de maior destaque na classificação que a Liga tornará pública.

Importa referir, ainda, que Pedro Henriques, de 43 anos, só nunca atingiu o estatuto de árbitro internacional por ter ascendido à primeira categoria já com uma idade tardia. O juiz da AF de Lisboa arbitrou, em 2007/2008, um total de 20 jogos (12 partidas a contar para a Liga, sendo que dirigiu os outros oito encontros na Liga de Honra). O jogo mais polémico de Pedro Henriques aconteceu à sexta jornada (clássico Benfica--Sporting, no Estádio da Luz). Os dois clubes queixaram-se da equipa de arbitragem e entre os casos mais falados estão uma mão de Katsouranis na grande área e uma pretensa falta para penálti de João Moutinho, que Pedro Henriques não assinalou.

Com Olegário Benquerença, de Leiria (único representante da arbitragem no Euro 2008), na calha para se tornar num dos árbitros melhor pontuados da época, segundo apurou o DN, são quatro os nomes de árbitros da principal categoria mais falados, nesta altura, como fortes candidatos à descida de escalão. Assim, e de acordo com informações recolhidas pelo DN, Cosme Machado, da Associação de Futebol de Braga, João Vilas-Boas, do mesmo distrito de Cosme Machado, Paulo Pereira, de Viana do Castelo, e ainda Rui Costa, do Porto, são neste momento os juízes cujo nome tem sido mais badalado, no meio ligado à arbitragem, tendo em vista a despromoção.

Seis candidatos à subida

Num outro âmbito, na circunstância em sede dos árbitros que têm expectativas quanto à promoção de escalão, são seis, no presente, os nomes mais mencionados entre os responsáveis da arbitragem nacional.

Com uma vantagem considerável relativamente aos restantes concorrentes, o juiz Carlos Duarte, do Porto, tem grandes probabilidades de regressar, em 2008/2009, ao grupo dos árbitros da I categoria.

Nuno Almeida, do Algarve, André Gralha, de Santarém, Nuno Borba e Bruno Esteves, os dois de Setúbal, e por fim João Roque, este último de Portalegre, são, segundo dados apurados pelo DN, os restantes cinco juízes que podem subir de categoria. Com SÍLVIA FRECHES

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt