Pedófilo detido após apelo global condenado a 39 meses de prisão

Publicado a
Atualizado a

Tailândia. Christopher Neil julgado pelo abuso sexual de um rapaz de 13 anos

Em tempos foi o pedófilo mais procurado pela Interpol, mas agora é apenas mais um preso tailandês, que comparece em tribunal com o típico traje cor-de-laranja e algemas nos tornozelos. O canadiano Christopher Neil, de 33 anos, ouviu ontem a sua primeira sentença: três anos e três meses de prisão pelo abuso sexual de um rapaz de 13 anos. Em Outubro poderá ser condenado a 20 anos por abusar de outro menor, de nove anos.

O tribunal penal de Banguecoque levou em conta o facto de Vico, como era conhecido na Interpol, ter admitido o crime, reduzindo para metade a pena de seis anos e seis meses de prisão. Contudo, condenou-o também ao pagamento de uma multa de 60 mil bates (cerca de 1300 euros).

"OK" foi a única coisa que o antigo professor, sorridente, disse aos jornalistas no exterior do tribunal. O seu tradutor revelou que o arguido ouviu a sentença sem reagir e que indicou que não iria recorrer. Ao contrário do que aconteceu neste caso, Neil declarou-se inocente do abuso de outro rapaz, de 9 anos, de filmar esse crime e de manter uma criança contra a sua vontade, arriscando ser condenado a 20 anos.

Neil foi preso na Tailândia a 17 de Outubro após a Interpol lançar uma verdadeira caça global ao homem, com a divulgação da reconstituição de uma fotografia em que um homem aparecia a abusar sexualmente de menores. Em poucos dias, Vico foi identificado.

O suspeito, que dava aulas numa escola inglesa na Coreia do Sul, já tinha fugido para a Tailândia, considerada um dos paraísos da pedofilia. Apesar dos menores que apareciam nas fotos, tiradas entre 2002 e 2003, serem do Cambodja e do Vietname, surgiram dois irmãos tailandeses que revelaram que o canadiano lhes tinha pago cerca de 500 bates (menos de dez euros) para praticar sexo oral.

A presidente da associação canadiana de direitos da criança Beyond Borders, Rosalind Prober, disse às agências internacionais que a sentença "podia ter sido maior", lembrando contudo que há ainda outros processos pelos quais Vico deve responder. "Este é o primeiro pequeno passo para que Christopher Neil responda por todos os crimes de abuso de que é acusado."| - Com agências

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt