PC comprados agora vão ter direito ao Vista
O Natal está à porta, e nem todos podem oferecer computadores, mas, se é essa a sua opção, fique a saber que a chegada do Windows Vista, em Janeiro, não tem de ser uma razão para adiar a aquisição. A Microsoft e os fabricantes de hardware já encontraram a solução.
A Microsoft e os vendedores, que fazem bons negócios nesta altura, perceberam que os consumidores podiam adiar as suas compras depois do atraso do Windows Vista. Mas anteciparam-se. Os computadores que estão agora à venda estão prontos a receber o Vista e podem ser actualizados depois pela Internet, pelos próprios consumidores ou pelas empresas de PC.
A Microsoft Portugal explicou ao DN que "os fabricantes de hardware e a Microsoft estão unidos. Como não conseguimos trazer o Vista e o Office 2007 antes do Natal, lançámos dois programas: o Express Upgrade e a Garantia Tecnológica", disse Patrícia Fernandes, responsável pelas relações públicas da empresa em Portugal. Estes programas e as suas ofertas estão em vigor desde 26 de Outubro e decorrem até 30 de Março de 2007. Assim, quem comprar um PC ou um portátil com Windows XP ou Office 2003, "pode actualizá-los gratuitamente ou pagando uma quantia residual", disse. A instalação do software e o seu envio podem ser cobrados pelas empresas, "porque são serviços que implicam custos". Se tiver comprado o software, também terá direito a trocar a sua caixa de discos e até pode actualizar para a versão Premium, se estiver disposto a pagar pela diferença de qualidade.
O DN contactou algumas empresas para saber como está a decorrer a transição. A Dell diz que os computadores à venda já têm o logo Windows Vista Capable. "As máquinas estão autenticadas e configuradas desde Outubro para receber o Vista", disse Luís Ló, director-geral da Dell Portugal. E não há custos previstos, porque as máquinas vêm carregadas de base". Chegada a altura, é só fazer o download no site da Microsoft". A empresa ainda não foi informada se terá de enviar ou não o software aos compradores, a habitual prática antipirataria.
João Fradinho, director-geral da Solbi, avança que "as máquinas City Desk estão preparadas para receber o Vista há seis meses e que esta é uma altura tão boa como qualquer outra para comprar computador, mesmo em termos de preços". A instalação ficará a cargo do consumidor, o que "acontece pacificamente nas máquinas certificadas". A Toshiba respondeu que os computadores estarão prontos a receber os upgrades. Basta pagar os portes de envio e instalar a versão por cima da antiga. A HP vai enviar aos seus clientes um kit de upgrade e, no caso de terem problemas com a instalação, podem ligar para uma linha directa ou tirar dúvidas pela Internet.